Finalmente a Mozilla tem um novo CEO e seu nome é Chris Beard. O anúncio vem só para confirmar as expectativas, já que Beard ocupava o cargo de CEO interino após Brendan Eich, seu antecessor, ter renunciado a posição.

“Durante os anos em que trabalhou conosco, Chris esteve à frente de quase todas as partes do negócio, incluindo produtos, inovação, marketing, comunidade, engajamento dos usuários e comunicação”, afirmou a diretora da Mozilla Foundation, Mitchell Baker.

O executivo está na organização desde 2004, quando ela lançou o Firefox 1.0. No entanto, antes de assumir o cargo, Chris atuava como executivo-em-residência na venture capital Gerylock Partners.

chris-beard

 

“Hoje, a vida online é uma combinação de desktop, mobile, dispositivos conectados, serviços em nuvem, big data e interações sociais. Mozilla conecta tudo isso em um sistema aberto que chamamos de Web – um sistema que coloca o indivíduo no controle, oferece liberdade e flexibilidade de forma confiável e divertida”, diz a empresa. “Chris sabe por onde a Mozilla esteve e para onde vai. Ele tem uma experiência única em conectar com consistência nossos produtos, incluir nossos clientes, parceiros e membros da comunidade”, conclui.

Brendan Eich, o antigo CEO da empresa, ficou no cargo em uma semana após as polêmicas que se espalharam na internet devido ao executivo ter apoiado causas homofóbicas. Eich havia doado US$ 1 mil à campanha pela Proposition 8, uma medida judicial votada e aprovada na Califórnia que deslegitimava o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Em pouco tempo internautas e seguidores da Mozilla ao redor do mundo inteiro rechaçaram a escolha do executivo, que acabou se demitindo.