A TagPlus é uma startup mineira que oferece um sistema de gestão comercial e emissão de nota fiscal eletrônica para micro e pequenas empresas. Até aí tudo bem, uma startup normal que oferece um serviço. O grande diferencial, porém, é que a empresa acaba de inaugurar um serviço de consultoria contábil gratuita que engloba desde legalização a tributação destinada a empreendedores, micro empresários profissionais autônomos e todos aqueles que tem interesse em começar a gerir seu próprio negócio.

As consultas podem ser realizadas via email ou telefone e sem limites de solicitações ou tempo de duração. Após o envio das dúvidas a equipe de contadores do TagPlus analisa e responde no prazo máximo de um dia útil. A empresa diz que a novidade tem o objetivo de auxiliar o empreendedor com questões tributárias e fazer com que ele se dedique exclusivamente à aceleração de seu negócio.

Para utilizá-lo os usuários podem realizar o cadastro gratuitamente no site da TagPlus.

A TagPlus foi desenvolvida pelo grupo TagSoft, que oferece soluções comerciais para o mercado B2B com atuação em 25 estados brasileiro. A ferramenta paga da empresa disponibiliza recursos como controle de vendas, emissão de nota fiscal eletrônica e cupom fiscal, loja virtual integrada, controle financeiro, gestão de compras, cadastro de produtos e clientes entre outros. Essa ferramenta é cobrada por mensalidade ou anuidade: o valor mais baixo é de 24,90 e vai até 179,00.​

A empresa hoje possui  com seis mil clientes entre trials e assinantes. O faturamento de 2013 foi de cerca de R$ 500 mil.

Alexandre Lopes, sócio e COO da TagPlus, respondeu algumas perguntas do Startupi sobre a empresa e a consultoria. Veja:

Como funciona a consultoria contábil grátis? Serve para quê?

O cliente envia a dúvida a nós, que repassamos ao consultor. Este responde a questão em até 24 horas úteis. Com a resposta em mãos, entramos em contato com o cliente e o auxiliamos a aplicar o que foi repassado​ pelo consultor no sistema. Com uma consultoria contábil gratuita, ajudamos nossos clientes a pesquisar qual é a tributação correta de suas movimentações, e assim os ajudamos a inserir essa tributação em nosso sistema.

Como vocês surgiram?

Na verdade nossa empresa investidora [TagSoft] já possuía um sistema de gestão e tinha um grande volume de vendas. O que percebemos era que tinha uma demanda latente para sistemas que tenham nota fiscal e que sejam online, algo que a empresa mãe não possui.  Percebíamos isso de nossos próprios clientes, que são MPE’s principalmente de comércio.​

Quem são hoje os principais clientes da TagPlus?

​Tanto pessoas jurídicas quanto físicas. Nossos clientes são pequenas empresas da área de comércio ou prestação de serviço que abranja algum tipo de venda de produtos também.​

Quais são os próximos passos da empresa e as metas de vocês de curto prazo?

Queremos atingir a média de 200 novos trials por dia, uma taxa de conversão de clientes de 10% e alcançar o faturamento mensal de R$200.000 até o final do ano.