Por Tatiana Botta, coach especializada em vendas, e sócia diretora da Epifania Coaching.

Veja nove dicas sobre como manter seus negócios aquecidos durante a Copa do Mundo:

  1. Retome contato com seus clientes em potencial: Reavalie os contatos feitos no primeiro semestre e veja quais são possíveis retomar para abrir terreno no campo comercial. A maior parte das empresas só vai parar nos dias de jogos do Brasil. É importante aproveitar esse momento para retomar o relacionamento com clientes em potencial.
  2. Organize a bagunça: A correria do dia a dia às vezes não permite que a organização seja uma prioridade. Mas quem pensa que isso não atrapalha está enganado. A falta de organização pode tomar até 40% do tempo do profissional. E o que dizer de quem mantém uma mesa “bagunçada”? É importante pensar que a organização deve servir para que você encontre o que precisa rapidamente. Não adianta ter uma mesa limpa se você, por exemplo, guarda o que é importante somente nos seus e-mails.
  3. Acompanhe a concorrência: Essa é outra ação importante que, por vezes, fica perdida na rotina. É importante aproveitar esse mês da Copa do Mundo para reavaliar a sua estratégia de negócios – verificar o que a concorrência tem feito é fundamental.
  4. Revise seus clientes atuais: Aproveite também o momento para avaliar o atendimento a seus clientes atuais. Atualize seus dados sobre clientes, visite-os, se possível. O feedback dos seus clientes é o seu principal indicador de negócios. É importante falar com as pessoas, fazer networking e sobretudo, ouvir o que o seu cliente tem a dizer.
  5. Fale com seus fornecedores: Seus fornecedores também fazem seu negócio funcionar, e são indicadores importantes. É importante que seus fornecedores trabalhem com você sob uma perspectiva de parceria e de fomento mútuo aos negócios. Fornecedor distante se compromete menos, se engaja menos.
  6. Marketing é fundamental: Invista em ações de marketing que possam promover sua marca junto a seus clientes – para abrir mais negócios- e junto aos prospects. Se a verba é pequena, invista na geração de conteúdo para agregar valor à sua marca.
  7. Atualize-se: Esse é um mês valioso para quem precisa colocar em dia a pilha de leituras. Aproveite para atualizar suas informações gerais sobre o mercado. Vale também fazer um curso rápido, ou participar de algum evento.
  8. Conheça seus pontos a desenvolver: O momento também é propício para avaliar sua atuação no ano, revendo o que deu certo e o que não funcionou. Fazer uma auto-avaliação, com base nos objetivos estabelecidos para 2014.
  9. Aproxime-se do seu time: Se você é gestor, o momento é perfeito para colocar a casa em ordem, avaliar o que funcionou e o que ainda precisa melhorar, tanto do ponto de vista do grupo, como também de forma individual. Se você faz parte de um time, aproveite o momento para se aproximar de seus pares, e desenvolver, em conjunto, ações que possam beneficiar a equipe.