Começa nesta segunda-feira, 02, a WWDC 2014, famoso evento anual da Apple para desenvolvedores. Apesar de ser voltado aos devs, esse tipo de conferência costuma vir acompanhada de várias novidades que interessam ao mundo inteiro. É nessas horas que sabemos muito do que a Apple esteve trabalhando no último ano e podemos sentir qual o posicionamento atual de uma das principais empresas de tecnologia do mundo.

iOS 8

 

O que se diz na imprensa norte-americana é que esse ano, o foco da WWDC realmente estará nos desenvolvedores. E, para eles, nada melhor do que uma nova versão do sistema operacional.

Provavelmente o iOS 8 será a maior novidade do evento, apesar de não sabermos muito o que esperar da atualização. Segundo blogs especializados na Apple, uma das principiais novidades do SO há de ser o Healthbook, com recursos para ajudar em atividades físicas e a medir a saúde. Só não se sabe como seriam as coletas desses dados – se a Apple pretende fazer isso pelos iPhones, ou lançar um relógio inteligente ou qualquer outro tipo de dispositivo.

As outras novidades que o sistema deve trazer são menores e incluem novos recursos da Siri para identificar músicas (algo semelhante ao que o Shazam já faz), um Apple Maps melhorado (vale lembrar que a versão original até hoje figura como um dos principais fiascos da empresa), além de um sistema de pagamentos.

OS X

 

Jony Ive, o lendário chefe de design da Apple, parece ter trabalhado bastante em um novo visual para a nova versão do OS X. Além de um ovo design, também deveremos ver algumas novidades como uma espécie de Siri para desktop, um AirDrop multi-plataforma, e outras coisas que permanecem misteriosas.

 

wwdc-2

 

Casas Inteligentes

 

Há uma certa expectativa para a Apple apresentar algo de automação doméstica – seria a frente da Maçã ao Google, que recentemente comprou a Nest por US$ 3,2 bilhões com o objetivo de crescer exatamente nessa área.

Blogs especializados acreditam que o serviço pode aparecer com um novo software para iPhone, que funcione para certificação de acessórios conectados, como lâmpadas inteligentes, sistemas de segurança, etc.

Wearables e hardwares?

 

Já tem tempo que esperamos o famoso iWatch, suposta pulseira ou relógio inteligente da Apple. Só de ouvir falar nele, o mercado todo se apressou para sair na frente com os wearables. Mesmo assim, até agora não vimos nada da Maçã – quem sabe nesta WWDC a coisa vai?

Também há chances de aparecer um novo Mac Mini, um iPhone 5s de 8 GB, uma nova Apple TV, ou u MacBook novo.