A Microsoft acaba de anunciar o Windows Phone 8.1, que virá com a assistente pessoal da empresa, a Cortana. O sistema é a esperada resposta da companhia ao Google Now, presente no Android, e à Siri, do iOS.

Como era de se esperar, a Cortana responde a comandos de voz e é toda integrada ao Bing, o sistema de busca da Microsoft. Por enquanto, ela faz quase o mesmo que os concorrentes: dá uma lista de restaurantes próximos, faz anotações, dá lembretes, diz a previsão do tempo, e responde perguntas genéricas.

Um dos aspectos mais interessantes da Cortana, e que pode colocá-la à frente de seus concorrentes é suporte que ela tem a aplicativos de terceiros. Você poderá, por exemplo, pedir para “ligar para Fulano usando o Skype”, ou qualquer serviço que topar ser integrado ao sistema. O Facebook é um que já está trabalhando com a Microsoft e deverá ter novidades em relação à Cortana em breve. Não por acaso, o sistema foi apresentado na conferência da Microsoft a desenvolvedores.

A Microsoft diz que desenvolveu a Cortana para entender melhor o usuário e poder dar recomendações personalizadas. Por exemplo: ela é capaz de observar seu email e reconhecer itens como voos agendados e te lembrar de quando é hora de se preparar para ir ao aeroporto.

Vale ressaltar que a Cortana está sendo lançada como Beta, e a Microsoft promete trabalhar bastante no sistema ainda. O nome, foi escolhido graças a uma personagem de inteligência artificial do game Halo, um exclusivo da Microsoft.

Veja um vídeo abaixo da Cortana em funcionamento: