Aconteceu hoje o lançamento do Programa de Inovação e Empreendedorismo para empresas mineiras de Tecnologia da Informação, da Universidade de Stanford, no Vale do Silício, nos Estados Unidos, em parceria com o MGTI, em Belo Horizonte.

O Startupi já havia anunciado o programa. A pré-inscrição começa hoje. A confirmação da inscrição será feita mediante pagamento de taxa e envio dos documentos até o dia 30 de abril.

As empresas devem seguir as seguintes regras para se inscrever: ser empresa de base tecnológica com sede produtiva em Minas Gerais (não basta ter escritório comercial), atender à documentação exigida (certidões e balanços), participação obrigatória em todo programa de dois profissionais da empresa que falem inglês (tem que ser os mesmos durante todo o programa), além de passaporte e visto para os EUA em dia (Classe B1 / B2).

O custo do investimento para o programa é de cerca de US$ 43 mil por empresa, sem custos de viagem e hospedagem. O Sebrae MG e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico vão subsidiar em torno 75% desse custo para as MPEs e 20% para as empresas de grande porte, o restante vai ser financiado pelo BDMG.

No total, 20 serão selecionadas. Obrigatoriamente, sete devem ser entre micro e pequena, com faturamento anual até R$ 3,6 milhões em 2013 (segundo critério do Sebrae MG) e as outras 13 com receita acima desse valor.