A Mt.Gox não foi a primeira, mas também não foi a última exchange de bicoins a decretar falência. Hoje a Vircurex, de Beijing, também congelou a conta de seus usuários e irá parar de transacionar Bitcoins, Litecoins e outras moedas.

O câmbio já havia sido hackeado duas vezes no último ano — o que, obviamente, colocou sua credibilidade em jogo. Apesar da falância, a Vicurex afirma que irá pagar todos seus usuários.

Eles irão utilizar uma técnica chamada “Cold storage”, que congela o dinheiro dos usuários offline, para garantir a segurança. Em seu site, o câmbio explica a estratégia que utilizará para tentar especular o dinheiro e pagar todos seus usuários de volta.

Em abril de 2013, foi divulgado um estudo revelando que 45% dos câmbios de Bitcoin fecham. O número não é muito animador, mas, sem dúvida começa a chamar muito mais atenção depois do caso da Mt.Gox, a primeira exchange da moeda, que também congelou as contas. Na última semana, o câmbio encontrou 200 mil Bitcoins perdidos dos usuários, mas ainda faltam encontrar outros 650 mil Bitcoins — o equivalente a aproximadamente US$ 350 milhões.