A Viewsy venceu uma competição com 450 candidatos de 60 países e levou o prêmio 30 mil euros do concurso de inovação CODE_n14. A startup inglesa oferece às empresas varejistas a possibilidade de entender melhor seus clientes com informações como quanto tempo em média eles gastam em uma loja, quais os departamentos que mais visitam e com que frequência vão ao estabelecimento.

No concurso CODE_n, 50 startups foram selecionadas para apresentar seus modelos de negócios relacionados à Big Data durante a CeBIT 2014, maior feira de tecnologia do mundo.

“Com seus modelos de negócio, todos os finalistas contribuíram para este grande tema que é o Big Data. Porém, decidimos premiar a Viewsy, que é uma empresa jovem, mas que mostrou de uma maneira admirável como os grandes volumes de dados podem ser usados com segurança, inteligência e rentabilidade”, explica o criador do CODE_n e membro do júri, Ulrich Dietz.

A tecnologia da startup é baseada na coleta de dados de uma variedade de fontes, como a distância percorrida em mapas para chegar ao local desejado. Isso permite compreender padrões de comportamento por meio de métodos estatísticos. Com isso, os proprietários podem se beneficiar mediante a obtenção de informações precisas sobre onde é o local mais adequado para colocar determinado produto dentro da loja.

Além da Viewsy, as startups AutoGrid Systems, com sede em Redwood City, na Califórnia, e Sablono, de Berlim, foram a segunda e terceira colocadas, respectivamente.

Os 50 finalistas do CODE_n continuarão até sexta-feira, 14 de março, com a apresentações de suas soluções de Big Data para público da CeBIT. Entre eles, há três empresas brasileiras: Intelie e Aentropico, ambas do Rio de Janeiro e Precifica, de São Paulo.

O CODE_n é uma iniciativa internacional para explorar novas startups inovadoras e projetos digitais. Iniciado em 2011 pelo Grupo GFT, o objetivo desta rede é apoiar as empresas detentoras de talento e ideias excepcionais, bem como fornecer  uma plataforma de diálogo e, portanto, estimular e acelerar a inovação . CODE_n significa ” Code of the New”, ou seja , o DNA da inovação. Os parceiros globais do concurso são EY e CeBIT.