A Siemens vai investir em projetos e startups brasileiras inovadoras. O programa Siemens Technology to Business Experience Brasil 2014 –TTBx Brasil 2014 tem inscrições no site até o dia 30 de abril e quer formar parcerias com startups nacionais para complementar portfólio de produtos, serviços e soluções da empresa.

“O TTBx Brasil 2014 é uma aproximação da Siemens com novos empreendedores e suas ideias inovadoras. Para eles, o programa será uma ótima oportunidade de ter acesso ao mercado amplo que atuamos e há a possibilidade de ter o apoio de nossos profissionais para levar suas tecnologias para outros países onde a Siemens atua”, afirma Ronald Dauscha, diretor de Estratégia e Inovação da Siemens no Brasil.

O programa vai escolher projetos nas áreas de Processos Industriais, Smart Grid (Redes Inteligentes) e TI em Diagnóstico por Imagem e a seleção dos candidatos a investimento será feita a partir de cadastro no site com plano de negócios.

Segundo a empresa, os fatores determinantes para a escolha dos projetos serão relevância global, sinergia estratégica com a atuação da Siemens, grau de atuação, qualificação da equipe e potencial do negócio. A escolha vai englobar três fases: análise do projeto por comissão avaliadora, entrevista e julgamento dos projetos aprovados pela Siemens. As escolhas serão feitas por um comitê da empresa e profissionais da área.

A Siemens mantém no Brasil oito centros de pesquisa, desenvolvimento e engenharia avançada e, em 2011, foi eleita a companhia que melhor administra e incentiva iniciativas de inovação entre as empresas de médio e grande porte no setor industrial do País pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A empresa também promove a inovação por meio do Siemens Student Award, concurso que premia as melhores inovações para o desenvolvimento sustentável das cidades, e o Smart Grid Innovation Contest, com ideias voltadas para Smart Grid (redes inteligentes).

A Siemens informa que para o O TTBx Brasil 2014 não haverá número limite de startups, a ideia é escolher todas as empresas que se encaixarem bem nos fatores exigidos acima. A empresa também nota que não fará investimento em dinheiro nos projetos, mas fornecerá todo suporte de negócios e acesso a mercado para que ambas (as escolhidas e a Siemens) cheguem juntas aos clientes.