2013 foi um bom ano para o mercado de publicidade em dispositivos móveis. Segundo relatório da eMarketer, publicado nesta quinta-feira, 20, o faturamento com tal segmento de anúncios cresceu 105% durante o ano, alcançando US$ 17,9 bilhões.
Como era de se esperar, Google e Facebook lideraram o segmento. Juntas, as duas companhias movimentaram mais de US$ 6,9 bilhões em receitas de publicidade móvel.
Apesar de o Google liderar, sua participação caiu de 52,6% (em 2012) para 49,3% (em 2013). O Facebook, em compensação, saltou de 5,4% para 17,5%. O Twitter também cresceu, saindo de 1,5% para 2,4%.
A eMarketer prevê um crescimento um pouco menor em 2014, na faixa dos 75%. Segundo a previsão, Google continuará a liderar o mercado, com participação de 46,8%, seguido de Facebook, com 21,7%, e Twitter, com 2,6%.
Além disso, cresce a importância do mercado para as empresas. Enquanto em 2012 a publicidade em mobiles representava apenas 11% dos ganhos do Facebook, em 2013% ela representou 45% — e em 2014 deverá chegar a 63%.
Já para o Google, o segmento representou 23,1% de seus ganhos em 2013 e deverá saltar para 33,8% em 2014.