Um projeto idealizado por Luiz Carvalho, administrador de empresas e com 70 anos idade, foi o grande vencedor do Startup Weekend Favela, que teve 9 projetos e 120 participantes. A “Plataforma Saúde”, negócio com intuito de disseminar a prevenção de doenças em comunidades carentes, foi a escolhida entre as nove empresas criadas ao longo do fim de semana do evento. Um grupo formado por investidores e empresários experientes deu o veredicto final.

O administrador de empresas Luíz Carvalho, 70 anos, foi o responsável por elaborar o conceito do negócio. A ideia consiste em reunir enfermeiros e técnicos de enfermagem para realizar exames preventivos nas comunidades carentes.

A proposta é realizar 15 exames diferentes e montar uma base de dados online para que a pessoa possa fazer o acompanhamento dos dados. O resultado sai na hora e as pessoas são classificadas em grupos de riscos. Após a constatação, se necessário, o paciente é encaminhado ao médico especialista do sistema de saúde público. O pacote de exames custa R$ 15. Em apenas 4 horas, Carvalho conseguiu realizar 8 vendas na Favela da Providência.

Com o custo operacional baixo e sem necessitar de um espaço fixo, a empresa pretende fechar parcerias estratégicas com ONGs e igrejas das localidades para expandir o negócio com rapidez. Para o investidor e participante da banca julgadora André Diamand, o negócio foi escolhido pelo potencial de escalabilidade e por resolver um problema comum em todas as comunidades.

Segundo a organização do Startup Weekend, Luíz Carvalho, responsável pela ONG Instituto Coração Mais Saudável, foi o participante mais velho das mais de mil edições do evento.
Também é notável que a equipe do Plataforma Saúde era a menor de todo o evento, com apenas três participantes. Os outros dois participantes que contribuíram para a ideia sair do papel foram, Tales Gomes, 26, especialista em marketing; e Rodrigo Rodrigues, 41, publicitário.

Conheça os outros ganhadores do Startup Weekend Favela:

2º lugar: IBG Games – projeto que tem a proposta de criar equipes de e-sports (jogos competitivos) em comunidades carentes. Os participantes fecharam parcerias com patrocinadores e realizaram um campeonato de CrossFire em uma Lan House da comunidade.

3º lugar: Pedacinho de Mim – e-commerce de venda de produtos de enxoval produzidos pelas moradoras da Providência. Em apenas 5 horas conseguiram vender cerda de mil reais em produtos.

4º lugar: Caçambas Inteligentes: empresa tem a proposta de coleta de lixo consciente em favelas. Com apoio da população e de catadores o projeto planeja instalações de caçambas em pontos estratégicos nas comunidades. Após a coleta seletiva os resíduos aproveitados são reciclados e a renda revertida para a própria comunidade.

Sobre o Startup Weekend

Startup Weekend é um evento, mantido pela UP Global, já teve edições em mais de 676 cidades ao redor do mundo e mais de 600 empresas já foram criadas a partir de ideias sugeridas em eventos “Startup Weekend” realizados em mais de 119 países.

Criado por uma instituição sem fins lucrativos e executado localmente por empreendedores voluntários, os Startup Weekend são fins de semana de trabalho intenso com uma ideia em mente: como transformar problemas em soluções inteligentes, atrativas para usuários e assim passíveis de receber investimento.