Facebook, Google, Twitter e LinkedIn se uniram para criar o WebScaleSQL, um sistema preparado para trabalhar com grandes bancos de dados. Como o nome sugere, o sistema é uma versão customizada do MySQL, que é open-source. As quatro empresas irão compartilhar conhecimentos e trabalho de seus engenheiros para desenvolver o novo sistema, que também contará com a ajuda de profissionais do MySQL.

Como o projeto é open-source, qualquer pessoa disposta a ajudar também pode participar do trabalho. “Nosso objetivo ao lançar o WebScale SQL é permitir que membros orientados da comunidade MuSQL a trabalhar mais perto de nós para priorizarmos aspectos importantes para as empresas”, diz a página do projeto.

Com isso, as empresas deverão alcançar um novo nível no famoso sistema utilizado para administrar bancos de dados e melhorar o trabalho de qualquer um interessado na área, já que tudo será disposto de forma aberta e gratuita.

É interessante notar também que a novidade foi anunciada no Facebook por um engenheiro do Facebook. E a notícia vem apenas alguns dias após a rede social ter anunciado a Hack, sua linguagem de programação.