Nós já sabemos que nas redes sociais, todos querem um pouco de atenção e muita gente adora dar opinião em coisas alheias. Unindo esses dois conceitos, Afrânio Sobrinho e sua equipe desenvolveram o aplicativo Fashion85

A ideia e o funcionamento do app são bem interessantes. Os usuários colocam as imagens de suas acessórios de moda e outras pessoas aleatórias e anônimas dizem se gostaram ou não daquilo. O dono da foto vai recebendo feedback com a taxa de aprovação de sua roupa em tempo real. Isso tudo sem espaço para comentários e sua possível crueldade.

“Mulheres possuem diversas dúvidas de moda no dia a dia. Por falta de um app específico, muitas utilizam as redes sociais genéricas como Facebook, Instagram e até mesmo grupos do Whatsapp para conseguir opiniões de moda. Porém, este não é o foco dessas ferramentas e, por isso, não possuem as funcionalidades necessárias, como o Fashion85”, explica Afrânio.

Testando, o aplicativo parece mais interessante. As fotos aparecem tão rapidamente (de forma semelhante ao Tinder, mas sem “combinações”), que é fácil visualizar garotas opinando o dia inteiro. Segundo Afrânio, já foram mais de 500 mil feedbacks realizados na rede.

“O grande lance é que estas opiniões são sinceras e imparciais, ninguém está tentando vender nada, apenas dividir ideias e conceitos, coletando o máximo de opiniões possíveis”, explica o CTO, Carlos Torres.

De acordo com Afrânio, o modelo de negócio será baseado em publicidade segmentada, onde eles deverão fornecer aos anunciantes de moda um “formato de mídia inovador que mescla pesquisa de opinião com publicidade”. Além disso, eles pretendem implementar no futuro serviços premium que serão pagos pelos usuários — ou seja, um modelo freemium.

O aplicativo estreou na AppStore em novembro de 2013. Desde então, a equipe têm trabalhado em bootstrapping. Ela chegou a ser selecionada para os segundo edital do Startup Brasil, mas não conseguiu fechar contrato com nenhuma aceleradora. No momento, além de procurar recursos para entrar em “uma fase de crescimento acelerado”, a Fashion85 trabalha para implantar novos recursos, lançar uma versão para Android (prevista para junho) e inaugurar uma versão internacional (prevista para o segundo semestre).

A equipe da Fashion85 descrita por Afrânio:

Afrânio Sobrinho – CEO (27 anos, formado em Administração de empresas, empreendedor desde 2005, está co-fundando sua segunda startup, é o responsável pela parte estratégica e design da empresa

Carlos Torres – CTO, 34 anos, formado em ciência da computação (Brasil) e em engenharia de Informática (Portugal), com especialização MBA em Gestão de projetos pela FGV. Possui 15 anos de experiência em desenvolvimento web e mobile.

Renan Carvalho – CFO, 27 anos, formado em Economia, possui MBA em Gestão  Empresarial pela FGV, já atua no mercado de moda como proprietário de duas grifes de roupas. É o responsável pela parte administrativa/financeira da empresa.

Pierre Schurmann – Mentor, Empreendedor com vasta experiência na criação de negócios digitais.