Colab.re, rede social colaborativa que tem como objetivo incentivar melhorias nas cidades brasileiras, recebeu aporte de R$ 3,5 milhões A5 Internet Investments, fundo de capital voltado a negócios digitais.

O serviço, eleito pela News Cities Foundation como melhor aplicativo urbano do mundo, foi fundado por cinco jovens empreendedores pernambucanos – Bruno Aracaty, Gustavo Maia, Josemando Sobral, Paulo Pandolfi e Vítor Guedes, todos com idades entre 29 e 31 anos.

Os recursos, oriundos do novo sócio-investidor Paulo Humberg, fundador e CEO da A5 Internet,  serão empregados no desenvolvimento do produto no mercado, que inclui a expansão de sua presença em novas cidades do Brasil, aquisição de novas tecnologias e ações de marketing.

O Colab.re surgiu a partir do movimento de governança colaborativa nas redes sociais, em Recife, em março de 2013. Baseado em fiscalizações de serviços públicos e propostas de soluções, a plataforma permite aos 50 mil cidadãos cadastrados de todo o Brasil reportar problemas urbanos enfrentados no cotidiano, como iluminação pública deficiente e calçadas esburacadas, entre outros.

“Diferente do que ocorre no Facebook e no Twitter, por exemplo, no Colab.re a reclamação do usuário é encaminhada ao órgão público competente. É a certeza de que o pedido de mudança chegará ao conhecimento da gestão municipal”, explica Maia. Ele destaca que a plataforma apresenta um diagnóstico da realidade dos municípios brasileiros que está disponível para qualquer cidadão.

Aperfeiçoamento da ferramenta

Os recursos oriundos do aporte da A5 Internet Investments irão permitir uma evolução na ferramenta Colab.re. “No ano passado, tivemos um ritmo de melhoria muito lento de nosso aplicativo, devido à escassez de recursos. Agora, para os usuários, teremos condições de oferecer uma plataforma mais sólida e cheia de novidades, a começar pela nova identidade visual e novas funcionalidades. Para o poder público, trabalhamos na criação de um painel de gerenciamento de demandas da população ainda melhor, o que deixará nosso produto ainda mais atrativo”, revela Maia.

“Nosso desafio sempre foi provar ao mercado o modelo de negócio do Colab.re. É nesse ponto que a A5 Internet Investments nos deu a chancela de que estamos no caminho certo e agora eles estarão ao nosso lado para conseguirmos implantar diversas melhorias que nosso aplicativo necessita. Fora isso, ainda nesse primeiro ano, conseguimos nos colocar como líderes de mercado, tendo sido eleitos o Melhor Aplicativo Urbano do Mundo pela New Cities Foundation. Nos tornamos referência”, defende Aracaty.

De acordo com Humberg, a decisão de investir no Colab.re é fruto da paixão do time de empreendedores pelo negócio e a liderança de mercado inovadora do produto. “Unimos o pioneirismo e a expertise da nossa empresa no fomento a plataformas digitais de sucesso aqui no Brasil à uma marca forte e antenada aos grandes movimentos sociais que acontece no Brasil. O nosso objetivo é contribuir para que os empreendedores do Colab.re se tornem líderes empresariais de sucesso em nosso país”, conclui.

Mapeamento de calçadas

Em prol da melhoria da mobilidade urbana nas 12 cidades brasileiras que sediarão a Copa do Mundo da Fifa 2014, o Colab.re está mapeando a situação das calçadas brasileiras nessas praças. A iniciativa consiste em detectar problemas e coletar propostas de soluções e avaliações das vias públicas dos munícipios onde vai ocorrer o torneio internacional de futebol, por meio do engajamento da população na rede social.

Em seguida, um diagnóstico, em forma de mapa virtual, dentro do próprio aplicativo, será levado ao conhecimento dos gestores públicos, a fim de que estes possam dar um retorno aos problemas relatados.

Após ser apresentada oficialmente ao Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, a ação vai percorrer Recife, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Fortaleza, Natal, Manaus e Cuiabá até junho deste ano.

As propostas de soluções e avaliações das vias públicas podem ser realizadas na página do Colab.re na web (www.colab.re) ou por meio de aplicativo para iOS e Android.