A Associação Brasileira de Startups, entidade que representa, agrega e estimula o desenvolvimento de startups brasileiras, anuncia o início oficial de seu programa Núcleos ABStartups.

De 10 a 29 de março, interessados devem acessar o site da entidade para se cadastrarem previamente em eventos que pretendem estimular a criação de pólos regionais para mapeamento do ecossistema de startups.

Todos os núcleos estaduais serão mantidos de maneira autocontrolada, sem a nomeação de líderes. A ideia da ABStartups é estimular a reunião de empreendedores de estados vizinhos para que os núcleos sejam ponto de apoio às startups, porta de entrada para as atividades da Associação e também para legitimar atividades pró-startups que têm acontecido nos estados.

Estão programados 15 eventos até o final de 2014, passando por 15 estados diferentes, cumprindo a missão da entidade de agregar os empreendedores de maneira nacional.

O planejamento da entidade é que os encontros tenham duração de um dia inteiro, com sessões de troca de experiência, networking, integração e mentoria. O primeiro Núcleo ABStartups acontece no dia 1o de abril, em Brasília e a expectativa é que 59 startups compareçam.

“Nossa atuação é direcionada a manter-nos como uma entidade ativa, participante e instigadora. Por isso, o Núcleo ABStartups é uma ferramenta fundamental no auxílio da manutenção de uma base de dados eficiente, nos permite distribuir conhecimento e fornecer meios de aprimoramento dos empreendedores e fortalece nossa representatividade na comunidade empreendedora. É uma etapa importante da nossa trajetória”, afirma Gustavo Caetano, Presidente da ABStartups.

No site da ABStartups, os interessados em participar dos Núcleos encontram um formulário de cadastro e, em seguida, se informam sobre local, horário e detalhes dos encontros do projeto em sua região de origem. “A troca informações e o entendimento das necessidades do ecossistema de startups no Brasil só tem a ganhar com a participação dos empreendedores”, finaliza Caetano.