A Agência Unesp de Inovação (Auin) já abriu as inscrições para a competição de inovação e empreendedorismo Unesp Inovação 2014, que acontece entre os meses de fevereiro e agosto. O prazo para inscrições vai até o dia 11 de Abril, pelo site do programa.

A competição é aberta a estudantes regulamente matriculados em programas de graduação ou pós-graduação da Unesp. Os alunos deverão formar equipes, que irão competir entre si, apresentando um produto ou tecnologia inovadora e única, oriunda de pesquisa desenvolvida na Universidade. Os projetos serão avaliados por especialistas em tecnologia, representantes da organização da competição, além de investidores de venture capital.

A equipes inscritas passarão por duas etapas seletivas e por um processo de mentoria entre estas etapas. Desta forma, na primeira fase da competição, os alunos devem elaborar o conceito do seu produto, explicar o motivo pelo qual ele é inovador e definir e descrever o seu público-alvo, provando sua aplicabilidade prática. Os times selecionados para a segunda etapa passarão pela mentoria e terão a oportunidade de entregar um novo relatório, mais completo, explorando melhor as características do produto ou serviço apresentado.

O time vencedor será qualificado para participar de um evento de empreendedorismo e inovação tecnológica nos EUA, além de ter divulgação do projeto em mídia aberta e contar com o apoio da Auin no patenteamento ou registro de marca.

Segundo Rene Jose Rodrigues Fernandes, responsável pela competição, este projeto tem um grande potencial de preencher a lacuna entre as invenções que estão sendo desenvolvidas nos laboratórios da Universidade e a inovação, ou seja, transformando pesquisas em produtos que efetivamente terão utilidade para a sociedade e irão gerar riquezas para o país e para seus inventores.