Hoje em Barcelona, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg fará a apresentação de abertura do evento Mobile World Congress, promovido pela GSM Association. Entre os tópicos discutidos, estarão os esforços do Facebook e parceiros do projeto Internet.org para levar a internet aos dois terços da população mundial ainda não conectada. A palestra será às 14h (horário de Brasília) e poderá ser acompanhada ao vivo aqui nesta matéria.

Durante os últimos meses, o Internet.org tem focado em projetos e parcerias com o objetivo de compreender melhor e lidar com as barreiras para ampliação do acesso à internet. Abaixo você encontrará detalhes e resultados alcançados.

 ASSISTA ZUCKERBERG AO VIVO HOJE ÀS 14H AQUI NESTA MATÉRIA!

Laboratório de Inovação do Internet.org

O Facebook e a Ericsson, membros do Internet.org, lançaram o Laboratório de Inovação, uma colaboração entre as duas empresas que permitirá aos desenvolvedores testarem seus aplicativos em ambientes reais a partir da sede do Facebook, em Menlo Park. Criado em um recente hackathon de eficiência do Internet.org organizado pelas duas empresas, o Laboratório de Inovação irá simular as condições da rede tipicamente encontradas em mercados em crescimento, dando aos desenvolvedores um ambiente para testar e otimizar seus aplicativos em diferentes regiões do mundo.

Leia mais sobre
o Laboratório de Inovação do Internet.org em inglês aqui.

O Valor da Conectividade

Em nome do Internet.org, o Facebook contratou a consultoria Deloitte para realizar um estudo sobre o impacto que o acesso à internet pode ter nas condições econômicas e sociais no mundo em desenvolvimento. Lançado hoje, o estudo “Valor da Conectividade” traz resultados relevantes para ajudar a reduzir o déficit de conectividade existente. O relatório concluiu que, expandindo o acesso à internet em países em desenvolvimento para níveis vistos hoje em economias já desenvolvidas, é possível aumentar a produtividade em até 25%, gerando um crescimento de 2,2 trilhões de dólares no PIB e mais de 140 milhões de novos empregos. Isso tiraria 160 milhões de pessoas da zona da pobreza.

Leia o relatório completo em inglês.

SocialEDU

Internet.org anuncia hoje o SocialEDU, um projeto piloto que irá levar aos alunos de Ruanda acesso gratuito à experiência colaborativa de educação online. Membros do Internet.org, o Facebook e a Nokia trabalharam com o governo de Ruanda, Airtel e edX em um programa para dar aos alunos o acesso gratuito à internet de alta qualidade, com conteúdo educacional localizado via smartphones de baixo custo.

Leia mais sobre o SocialEDU em inglês aqui.

Entendendo barreiras para o acesso à internet na Índia

A Unilever e o Internet.org uniram forças para melhor compreender e eliminar as barreiras para o acesso à internet para milhões de pessoas na zona rural da Índia. Juntos, Unilever e Internet.org irão realizar pesquisas em profundidade para examinar os desafios que cercam a adoção da internet em comunidades rurais e usarão esta pesquisa para fomentar o desenvolvimento de uma série de novos projetos.

Leia mais sobre a parceria em inglês aqui.