A Engarte é “pau pra toda obra”. A startup de de Belo Horizonte, mais precisamente do San Pedro Valley, deu o que falar na Campus Party. Alan Meira, da startup, foi uma das vítimas de furto na área Startups & Makers do evento e hoje organiza um campeonado de Minecraft –”afinal a gente trabalha com construão”, diz Alan– dentro da área de campuzeiros. A startup se mudou para dentro depois dos furtos na área aberta.

Apesar da onda de azar, a Engarte está num ótimo momento. A rede social de engenheiros que já tem mais de seis mil profissionais cadastrados foi selecionada para o Startup Brasil, o primeiro incentivo externo que irão receber desde que foram criados, em 2012.

Alan Meira, CEO, porém, não veio apenas como empresário. Ele e a equipe do Engarte estão na área dos campuseiros (a área fechada da CPBr7) e promovem hackathons  com o objetivo de aprimorar a ferramenta. “Eu mais atrapalho, na verdade”, brinca elogiando seus sócios. Eles passam seus dias no evento programando e não satisfeito, Alan ainda intimou dois amigos para participarem da brincadeira.

Voltada principalmente para a construção, a Engarte é uma espécie de Linkedin da engenharia que busca se tornar uma ferramenta para facilitar a busca de engenheiros por empreiteiras e construtoras.

Segundo Meira, a empresa quer otimizar essa busca e reduzir o tempo perdido em obras por falta de profissionais especializados. A Engarte quer ser referência no mercado de engenharia. Composta por oito colaboradores que trabalham remotamente, a empresa veio para a Campus Party para reunir sua equipe para melhorar o serviço e busca novos programas e investimento. Ela é uma das selecionadas da Startup & Makers.

O campeonato de Minecraft realizado hoje terá o objetivo de construir obras do arquiteto Oscar Niemeyer. O vencedor ganhará um Xbox One, conseguido via patrocínio por Alan.

Na foto: Alan Meira (com o Xbox que será prêmio do campeonato de Minecraft), Ana Paula Viana, Guilherme Decampo Thiago Barcelos e Ademilson Ramos (sócios da Engarte). Além de Fernando Galba, parceiro da equipe da Crafts Studio e os amigos de Meira Ramon Gonçalves e Luís Moreno.