A Microsoft abriu as inscrições para o Mobile App Aceleration Camp no Brasil. O programa seleciona algumas startups nacionais para prepará-las e treiná-las para poderem competirem no AppCamp, evento da Nokia e Microsoft que dá prêmios de 20 mil a 70 mil euros.

O objetivo do MAAC e do AppCamp é expandir o ecossistema do Windows Phone, logo, obviamente, todos os aplicativos e esforços são voltados ao sistema operacional.

Em 2013, 18 startups brasileiras participaram do MAAC. Destas, cinco (Qranio, Stayfilm, FunSounds, DWP e 2Minds Development) foram selecionadas para participarem do AppCamp na Finlândia.

A maratona nacionalacontecerá entre os dias 19 e 20 de março nas instalações da Microsoft, em São Paulo, os selecionados receberão treinamento e mentoria de 15 experts da Nokia, que falarão sobre “Experiência do usuário”, “Mobile e Tecnologia em nuvem”, e “Modelo de negócios e estratégias de marketing”.

No MAAC, que acontecerá entre os dias 19 e 20 de março nas instalações da Microsoft, em São Paulo, os selecionados receberão treinamento e mentoria de 15 experts da Nokia, que falarão sobre “Experiência do usuário”, “Mobile e Tecnologia em nuvem”, e “Modelo de negócios e estratégias de marketing”.

Os interessados em participar devem submeter suas startups à aprovação até o dia 10 de março preenchendo o formulário disponível neste link.

A Microsoft explica que o critério de seleção é dividido em dois grandes pilares: o time e a ideia. Do time, eles esperam “equipes bem organizadas, com documentações que são capazes de produzir um app de alta qualidade e um time com complementaridade de competências e o compromisso dos fundadores com a execução em garantir que uma ideia de aplicativo acabe no mercado”. Já da ideia, a expectativa é de que tenha apelo para mercado de massa e inovação. “A sua ideia tem apelo e estratégia para conseguir 1 milhão de downloads ou fazer mais de $50k em receita anual?”, questiona a empresa.

Mais detalhes sobre os critérios e processos de avaliação são explicados neste documento.