A Fast Company divulgou na última quinta-feira, 14, a lista das 10 empresas mais inovadoras da América do Sul. É interessante notar que 70% da lista tem presença no Brasil. Apesar de o veículo não explicar como o ranking foi elaborado, nem quem participou da votação, ele dá bons motivos para cada uma das empresas ter sido escolhida. Veja abaixo:

1) Braskem. Por fazer plástico sem petróleo.
A Braskem utiliza a cana de açúcar para fazer plástico, evitando o lançamento de duas toneladas de CO² para cada tonelada de plástico produzido.

2) BCMF Arquitetos. Por projetar o primeiro estádio alimentado por energia solar.
A empresa foi responsável pelo novo projeto do Estádio do Mineirão e criaram o teto solar com capacidade de 1,4 Megawatt de energia.

3) Magazine Luiza. Por ser pioneira no e-commerce brasileiro e provar que o varejo pode funcionar em pequenas cidades e em favelas.
A empresa já tem mais de 744 lojas, inclusive uma na favela do Heliópolis, além de ter apostado em lojas virtuais nos anos 90.

4) Wayra. Por criar Vales do Silício na América do Sul.
Wayra significa “vento” no idioma Quechua. A aceleradora da Telefónica tem escritórios em Bogotá, Cidade do México, Lima, Buenos Aires, Caracas, Santiago do Chile e São Paulo, já recebeu mais de 20 mil projetos e ajudou 312 startups se desenvolverem.

5) Monte Alto Renovable. Por ajudar a adoção de energia renovável no Chile se expandir tão rápido quanto a economia.
A companhia oferece energia de biomassa e energias renováveis em larga escala no país, que cresce rapidamente e sente cada vez mais necessidade de energias verdes.

6) Globant. Por levantar a bandeira da indústria tecnológica na América Latina.
A empresa de Buenos Aires que conseguiu um IPO de US$ 86 milhões é um exemplo brilhante de inovação, além de ter clientes como Google e Zynga, e 2.800 funcionários.

7) ContaAzul. Por impulsionar a capacidade de pequenos negócios no Brasil.
A ContaAzul ajuda as pequenas empresas brasileiras a lidarem com o complexo e duro sistema burocrático e de taxas aqui.

8) SambaTech. Por tornar o mercado de vídeos online mainstream na América Latina.
Liderada pelo evangelista Gustavo Caetano, é uma das maiores plataformas de vídeo online da América Latina, com clientes como MGM, Samsung e Playboy, A plataforma foca em live streaming, educação à distância e web TV. Além disso, no último ano, a empresa se transformou na holding Samba Group.

9) Tátil Design. Por transformar o ecodesign em algo sexy e acessível.
No último ano, a companhia brasileira criou, com a Natura, a linha de produtos “Sou”, vencedora de vários prêmios de design. Os produtos da linha utilizam até 70% menos plástico do que os cosméticos convencionais.

10) Advanced Innovation Center. Por criar mudanças de paradigmas e prover água limpa ao mundo.
Essa empresa do Chile cria e desenha respostas para grandes problemas mundiais ao combinar ciência avançada com indústria e modelos matemáticos. Ela é responsável por uma tecnologia que pode purificar 35 litros de água em cinco minutos.