Para quem trabalha com mídias sociais aí vai uma ótima notícia: é possível agendar fotos no Instagram. Isso graças à Zock, uma startup criada pelo programador Angel Júnior, focada em agendamento de posts para a rede social.

A ferramenta não é a primeira do ramo. Já existe a estrangeira Post.So, que cobra um plano mínimo de US$ 15, limitado a apenas 50 posts mensais. Já a Zock cobra em reais, também com vários planos, que começam a partir de R$ 19,90 mas sem limites de postagens. No caso da brasileira há ainda a opção de usar o serviço gratuitamente, mas com limite de apenas 5 posts por mês.

O site foi criado há menos de 20 dias e já conta com quase 400 usuários. Segundo seu criador, 42% do público já paga pelo uso.

Captura de Tela 2014-01-07 a-s 18

Como o Instagram não tem uma API aberta para o envio de conteúdo (caso do Twitter, por exemplo), é necessário ceder o nome de usuário e senha de sua conta para logar no Zock. O criador do serviço nos garante que os dados são protegidos por criptografia.

O agendamento é todo feito pelo browser, por meio de ferramentas bastante intuitivas. No entanto, o serviço ainda precisa de algumas melhorias. Ele aceita apenas imagens no formato JPEG e já cortadas no tamanho exato de 640×640 — o que acaba dando um certo trabalho.

É algo natural, já que o serviço inteiro foi desenvolvido apenas por Júnior em apenas 72 horas. Na verdade, ele criou a ferramenta para um uso específico na empresa em que trabalhava. Foi então que ele percebeu o potencial de sua criação e a transformou em empresa.

Agora o desenvolvedor trabalha em melhorias da ferramenta, além de novos recursos, como relatórios de Analytics para Instagram. Júnior diz que já recebeu algumas propostas de investidores, mas ainda não há nada fechado.