A Telefônica Vivo e o Centro Universitário da FEI, de São Bernardo do Campo, assinaram memorando de entedimento em que declararam intenção de firmar uma parceria visiando ao desenvolvimento de tecnologias na área de telecomunicações. Além de criar um centro de pesquisa, a empresa concederá bolsas de estudo para alunos de mestrado e doutorado.

O Centro de Pesquisa, que deverá entrar em operação ainda neste primeiro semestre do ano, será equipado com computadores e aparelhos celulares,  entre outros dispositivos, e terá um professor dedicado. O objetivo é incentivar os estudantes da graduação, da pós-graduação e da iniciação científica a desenvolver projetos sobre Internet das Coisas, usabilidade de aplicativos, plataforma Firefox OS, interfaces adaptativas e estudos sobre perfis de usuários.

Serão envolvidos alunos dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Automação e Controle e Engenharia Elétrica, que têm ênfase em Eletrônica, Computadores e Telecomunicação. A parceria também prevê a concessão de duas bolas de estudo integrais ainda neste ano, uma para o mestrado e outra para o doutorado.

“A parceria é muito importante porque sentimos o grande potencial de pesquisa dos nossos docentes e dicentes sendo reconhecido.  A expectativa não está só nos resultados, mas na expansão das áreas de pesquisa e conhecimento, que permite que os alunos tenham contato com áreas de desenvolvimento de tecnologia de ponta”, diz  Rivana Marino, vice-reitora de extensão na FEI.