O site Sabixão é uma comunidade virtual que realiza troca de conhecimento de alto valor agregado, com grandes especialistas, via webcasts e cursos online. Mais de 6 mil estudantes, profissionais e pessoas de diversos lugares do Brasil e do mundo já utilizam a plataforma de crowdlearning, em busca de aulas ao vivo, palestras ou cursos – que podem ser gratuitos ou pagos. Segundo a criadora, o objetivo da tecnologia é democratizar e compartilhar conhecimento com quem quer aprender algo.

Dos mais de 100 vídeos que estão possíveis no site é possível encontrar temas sobre empreendedorismo, finanças, tecnologias, artes, saúde, e educação. Entre os especialistas que contribuem com o Sabixão, estão os escritores Fernando Dolabela e Gustavo Cerbasi (Brasil), Nathalie Trutmann (Guatemala), o professor de Harvard Tony Wagner (EUA), Daniel Vanzella, professor e Físico da USP (Brasil), o artista plástico Eduardo Srur (Brasil) e a escultora e pintora feminista Naiza Khan (Paquistão), entre outros.

“O Sabixão é um canal horizontal de informação, que tem a interação como ponto chave. É possível participar de webcasts com grandes escritores, cientistas, acadêmicos entre outros. Nesse ambiente as pessoas deixam a formalidade de uma universidade ou do trabalho de lado, e colocam à frente as suas experiências e a sua vontade de compartilhar”, explica a Física Patrícia Guedes, 28, CEO e fundadora da plataforma.

Vídeos legendados e aplicativo

A colaboração com o Sabixão não tem barreiras. Este ano, a plataforma tornou-se parceira oficial da Amara.org – uma ferramenta de apoio à criação colaborativa, que permite criar, editar e administrar a produção de legendas para vídeos. O objetivo da parceria é quebrar as barreiras do conhecimento com a disponibilização de aulas, palestras ou interações de especialistas brasileiros em diferentes idiomas.

“Com o crescimento da educação online, legendas são essenciais para tornar cursos acessíveis e internacionais”, comenta Patrícia Guedes.

As legendas serão desenvolvidas por voluntários interessados em contribuir com a troca de conhecimento no mundo. Para fazer parte desta comunidade, basta acessar: http://www.amara.org/pt/teams/sabixao/ e se cadastrar. É importante que o voluntário tenha domínio de mais de um idioma para contribuir.

O Sabixão quer estar presente em todos os momentos em que as pessoas estiverem disponíveis para receberem conhecimento. Seja no trânsito, aguardando uma consulta médica ou em qualquer lugar. Por isto, a plataforma web, a comunidade virtual de ensino colaborativo disponibiliza aplicativo para ser acessado diretamente por smartphones. O App roda nas versões IOS, recém-lançada, e em Android, que ganhará nova versão nos próximos meses.

Treinamentos corporativos

Além das aulas e palestras gratuitas, desde setembro deste ano, o Sabixão passou a alocar cursos pagos em sua plataforma. A abertura para o mercado corporativo é destinado a treinadores, líderes empresariais, professores e demais profissionais com habilidades técnicas, que querem oferecer aulas certificadas para públicos específicos. Para mais informações sobre os vídeos de cursos gratuitos e pagos, acesse: www.sabixao.com.br. Basta criar um perfil e participar das próximas aulas.