Entrevista e redação: Loriza Kettle, jornalista voluntária na Campus Party.

Entre as startups na área financeira participantes da Campus Party, está a Cobre Grátis, um site de gestão de cobrança por boleto bancário. Nele qualquer pessoa, sendo física ou jurídica, pode gerar pessoalmente boletos para seus clientes. O usuário faz o cadastro no site, escolhe o banco que quer receber e já pode usar a plataforma. Mas tem um detalhe: é necessário contratar uma carteira de cobrança na agência bancária. Sem essa ferramenta não é possível criar os boletos no site.

No banco, o cliente vai encontrar dois tipos de carteira de cobrança, com registro e sem registro. Na carteira com registro a pessoa registra o boleto e paga uma taxa assim que o boleto é  emitido, independente se o cliente paga ou não. Na carteira sem registro não é necessário registrar o boleto nem pagar antes, basta emiti-lo para o cliente. Em até dois dias úteis do pagamento o dinheiro cai na conta e só depois a pessoa paga uma taxa fixa para o banco, que gira em torno de três reais. Essa é a melhor opção para profissionais liberais, empresas e lojas virtuais. Principalmente para quem está começando seu negócio e ainda está crescendo.

O Cobre Grátis foi idealizado a partir de uma necessidade. Em 2008, Rafael Lima e Kivanio Barbosa tinham outra startup em atividade, a WebFax.me, para envio de fax pela internet. A empresa precisava fazer cobranças via boleto mas não conseguia por falta do serviço no mercado. Começaram a desenvolver a própria plataforma, já com a visão de tornar o produto independente. Em 2009 Lima e Barbosa decidiram investir na ideia e foi feita uma pesquisa no site wufoo.com que perguntava nome, email e qual banco a pessoa gostaria de usar.

A campanha rodou por três meses, obtendo 12.939 visualizações e 1.396 pessoas interessadas, mostrando que o produto era viável pois era a solução para várias pessoas. Para o lançamento foram enviadas newsletter para todas as pessoas interessadas na época da pesquisa e o produto entrou no mercado em março de 2011. Desde então o site recebe em média 90 cadastros por dia útil.

A plataforma cobre todo processo que envolve cobrança por boleto desde emissão, envio, rastreamento e monitoramento. O Cobre Grátis é o único no mercado que possui API para integração, possibilitando qualquer pessoa que precise de uma gestão de cobrança de boleto que seja simples, rápida, rentável e eficiente.

Para divulgar o produto os empreendedores da Cobre Grátis estão em exposição na Campus Party Brasil 2014. Segundo Barbosa, o objetivo é demonstrar a tecnologia da startup e conseguir parcerias dispostas a fazer integração com a plataforma. A expectativa é que outras startups tornem-se clientes. “A Campus Party é o ambiente onde as pessoas estão interessadas em fazer negócios, todas startups participantes são possíveis clientes. Estamos tendo bastante visibilidade aqui na Campus”, finaliza.

Entrevista e redação: Loriza Kettle, jornalista voluntária na Campus Party.