Uma solução desenvolvida pela empresa carioca Nearbytes promete acabar com o compartilhamento de senhas para serviços de streaming (Netflix ou outros, por exemplo).

A startup criou uma tecnologia para validar a entrada do usuário, de modo que garanta que apenas o titular da conta tenha acesso ao conteúdo.

Com o NearLogin integrado no aplicativo de login mobile, basta que o usuário aproxime o seu smartphone de outro dispositivo – como computador ou tablet – para confirmar a liberação.

“O Nearlogin realiza a transferência de dados utilizando a entrada e saída de som dos dispositivos, tecnologia pioneira criada pela Nearbytes. A solução inclui uma estrutura robusta de servidores na internet que permite a validação e confirmação de tokens de autenticação, disponibilizando ao usuário um serviço de autenticação fácil e prático, online e offline, oferecendo os mais altos níveis de segurança requeridos pelas aplicações mais críticas”, diz Marcelo Ramos, CTO da Nearbytes.

Além dos sites de streaming e de mídia, a tecnologia pode ser usada para prevenir o roubo de senhas – comuns em jogos online e redes sociais – e também para aplicações offline.

“A solução NearLogin pode ser usada para inúmeros tipos de validações encontrados que requeiram autenticações: sistemas de login/senha, autenticação bancária, autenticação offline em quiosques, quiosques de auto atendimento para recuperação de cupons e vouchers, serviços de confirmação de presenças”, diz o executivo.