É fato que os empreendedores são os grandes protagonistas de todo esse movimento em torno das startups digitais (startupreneurs). É por eles e para eles que todo o ecossistema trabalha a fim de buscar sinergia e potencializar novos aprendizados e oportunidades. São os empreendedores inovadores, com um perfil diferenciado e já apresentado na última pesquisa GEM (Global Entrepeneurship Monitor) como “empreendedores iniciais”, cada vez mais jovens, informados, capitalizados, conectados e sociais.

Isso não quer dizer que todos são iguais. Muito pelo contrário! Tanto os empreendedores como os atores do ecossistema estão e atuam em estágios diferentes de maturidade. Quanto mais claro e alinhado estiverem as expectativas de ambos, mais o relacionamento será efetivo e apropriado. Nesse sentido, vale perceber em que momento empreendedor você se encontra:

Se você ouviu falar sobre startups, quer entender sobre o assunto, entrar no movimento e saber como inovação e tecnologia podem impactar nos negócios, você está no estágio de busca de informações e o que o mobiliza é a CURIOSIDADE sobre a possibilidade real de empreender com sucesso. Você é um potencial empreendedor. Ideias lhe vêm à cabeça, mas ainda precisa trabalhar mais em conceitos como empreendedorismo e proposta de valor.

Você também pode estar na fase de IDEAÇÃO, aquela em que você já tem uma ideia e busca validá-la a partir da estruturação da lógica do modelo de negócio: criar, entregar e capturar valor. Nesse estágio, além de conhecer mais sobre planejamento e dinâmica empreendedora, você precisa de informações sobre inovação, liderança, negociação, mercado e conceitos básicos de gestão. Você é um potencial empresário. Há vontade de empreender, mas precisa trabalhar na validação de suas hipóteses e desenvolvimento de clientes para transformar suas ideias em negócios.

Você já é empresário! Já validou seu modelo de negócio e sua empresa está na fase inicial de OPERAÇÃO. Possui um negócio consistente e busca ganhar tração no mercado. Já passou por alguns desafios inesperados e persiste no propósito de bons resultados. Seu negócio tem potencial de alavancagem. Já consegue capturar valor e precisa incrementar suas estratégias, seus comportamentos empreendedores, bem como ampliar suas habilidades em gestão, marketing, finanças e liderança de equipes. O ganho de eficiência assegurará o futuro do seu empreendimento.

O seu negócio já ganhou ou está ganhando TRAÇÃO e tem grande potencial de alavancagem. Necessita de conhecimentos avançados sobre gestão, vendas e qualidade relacionados ao negócio, além de potenciais parceiros para o seu crescimento. A equipe já está bem estruturada e o negócio anda ou corre com as próprias pernas. Investimentos de maior porte podem representar a conquista de novos mercados e o aperfeiçoamento da gestão. A experiência adquirida lhe deu amadurecimento e os resultados do negócio geram impacto na sua renda.

Para uma startup, velocidade, consistência e tempo são fundamentais. Nesse sentido, entender o seu momento empreendedor é muito importante, pois potencializa o atendimento de suas expectativas e otimiza seu percurso rumo ao desenvolvimento do seu negócio. Saber o que precisa e quem pode ajudá-lo pode ser um “atalho” providencial no processo de empreender.

Até o próximo post.