O “Hackathon USP Cidades: desafios urbanos em Firefox OS”, maratona de desenvolvimento de aplicativos promovida nos dias 9 e 10 de novembro pelo núcleo USP Cidades em parceria com a Telefônica|Vivo, terminou com três projetos vencedores. Com foco na prestação de serviços para melhorar a vida de quem vive em grandes cidades, saíram na frente os apps Zona Azul, Smart City e Brasil Transparente.

Conquistou o primeiro lugar o sistema que promete encontrar os pontos de venda de cartões da Zona Azul (Área Azul) mais próximos do usuário. O aplicativo também terá um sistema para compra virtual do bilhete e uma versão para o gestor público realizar a fiscalização. Os desenvolvedores do projeto são Thiago Christof e Victor Morandini Stabile.

A medalha de prata ficou para o aplicativo Smart City, desenvolvido pelo grupo de Andre Luiz Pontes Natal, Clara Bidorini, Edvaldo Felisberto dos Santos, Emerson Takeshi Urushibata, Nuno Teixeira, Rafael Tenório de Lima Izidoro, Yugo Miyahara e Henrique Espíndola Gonçalves. O app demostra a cidadãos, empresas e poder público toda a rede de serviços e estrutura ao redor de um determinado ponto da cidade (com endereços de escolas, hospitais, pontos de ônibus, delegacias), e apresenta uma análise e interpretação qualitativa dos dados públicos.

Já o terceiro lugar ficou com o app Brasil Transparente que comparará os resultados obtidos pelos governos através de indicadores de gestão pública como educação, saúde e segurança. Por meio do sistema será possível comparar o governo atual com seus antecessores. Além do aplicativo, a dupla Bruno Lemos e Maurício Cucolo Giordano desenvolveu uma API para ajudar o governo a disponibilizar seus dados a fim de que possam ser mais facilmente integrados a programas e aplicativos.

Para baixar o aplicativo Zona Azul no sistema Firefox OS – com venda exclusiva pela Vivo -, basta acessar https://marketplace.firefox.com/app/zona-azul.

Como o aplicativo foi desenvolvido em HTML5, ele também está disponível para iOS e Android. Para baixar o Zona Azul nos celulares da Apple basta acessar o endereço zonaazul.cidadera.com e seguir as instruções de instalação. Para os celulares com sistema Android o usuário deve acessar o endereço https://marketplace.firefox.com/app/zona-azul através do navegador Firefox e instalar o aplicativo normalmente.

Já os apps Smart City e o Brasil Transparente estarão disponíveis em breve na loja Firefox.