Eu estive há algumas semanas acompanhando o programa da Aceleratech – visita muito interessante, aliás – e pude conhecer algumas das startups que estão sob o guarda-chuva da aceleração por lá.

Uma delas é o VaiVolta, um marketplace voltado às trocas, gerenciamentos e locações da construção civil. Eu conversei rapidamente com o Lincoln Ando, um dos cofundadores da plataforma. Veja o que ele nos conta

A plataforma

O VaiVolta é um marketplace online que ajuda as construtoras a locar e gerenciar equipamentos e máquinas para construção, de uma forma muito simples, fácil e segura. Hoje o sistema está sendo utilizado por beta-testers (diversas construtoras de variados tamanhos) que estão nos ajudando a desenvolver o sistema de acordo com as suas necessidades. Hoje o sistema também está disponível para pessoas físicas que queiram locar equipamentos.

O porquê do foco

“Nós estamos trabalhando na ideia desde agosto de 2013. O mercado da construção civil é imenso e por isso traz grandes oportunidades. Hoje, mais de 100 mil construtoras locam equipamentos, e este processo de locação ainda é muito problemático e totalmente manual. Nossa maior motivação é criar um produto que facilite o trabalho de milhares de pessoas.”

Abrangência

“Por meio do VaiVolta, as construtoras podem fazer orçamentos de centenas de produtos, em dezenas de fornecedores em apenas alguns minutos. E fechar o melhor negócio com apenas alguns cliques. As locadoras, do outro lado do marketplace, podem aumentar significativamente suas vendas no nosso site.”

Vantagens

“Nós somos o único marketplace online focado em locação de equipamentos para construção. O VaiVolta está introduzindo um novo método de locação de equipamentos, muito mais fácil, rápido e seguro que o processo atual.”

Em busca de aporte

Apenas um investimento inicial da Aceleratech. Estamos buscando um investimento de R$ 500mil, que será destinado principalmente a:

– TI: aperfeiçoamento da plataforma e adição de novas features

– Marketing: Online e Offline, já que nosso público ainda está divido entre esses dois mundos

– Vendas: precisamos de uma equipe de vendas nas ruas, divulgando nosso produto para locadores e construtores.

Fundadores

Eu, Lincoln, 22 anos, formado em análise de sistemas pela UNICAMP, responsável pela administração, visão e estratégia.

Gustavo, 28 anos, formado em análise de sistemas pela FATEC, responsável por toda a parte de TI e desenvolvimento.

Victor, 22 anos, formado em análise de sistemas pela UNICAMP, responsável pelo design, ux e marketing digital.

Funcionamento

Sim, estamos funcionando – nosso MVP já está no ar há duas semanas, em fase de testes com alguns clientes-chave. Hoje nossa equipe é composta apenas pelos três fundadores.

QG e fornecimento

“Nossa empresa é sediada em São Paulo. Hoje, estamos focados na locação de equipamentos para construção no estado de São Paulo, mas pretendemos expandir para o Brasil todo em breve.”