A inspiração veio de plataformas similares e bem sucedidas nos Estados Unidos, mas a tecnologia é 100% brasileira – e tem um modelo de negócios interessante. A nova plataforma Présumé, da startup Track Jobs, chega para solucionar uma lacuna de mercado que consome tempo e dinheiro das empresas: a triagem para uma vaga de empresa por meio de pré-entrevistas remotas.
Algumas empresas já apostam no Skype como uma maneira de fazer essa pré-seleção. Mas a diferença da Présumé é que o conteúdo é customizado para essa necessidade dos departamentos de recursos humanos das companhias.
A plataforma consiste em um questionário, cujas respostas são gravadas em vídeo, usando câmera e áudio do próprio computador do candidato. “É comum perceber já nos primeiros minutos de bate-papo se o aspirante à vaga atende ou não aos requisitos mínimos para continuar participando da seleção. Por isso vimos a necessidade de uma etapa intermediária entre a análise dos CVs e a entrevista”, afirmam Renato Tavares e Carlos Nakano, cofundadores da Track Jobs.
Recrutadores fazem o cadastramento das perguntas do questionário e do nome dos avaliadores das respostas. Na sequência, os candidatos selecionados na triagem inicial recebem por e-mail um convite para participar do processo de seleção.
Eles têm, então, trinta segundos para ler cada pergunta, e logo em seguida dispõem de até cinco minutos para respondê-las, em vídeo. Não é possível pausar a gravação, nem assisti-la ou reiniciá-la. “Só dá para descansar entre uma questão e outra porque a ideia é que o candidato seja espontâneo, tal qual uma entrevista presencial”, explicam os idealizadores.
A ferramenta permite o cadastramento de um número ilimitado de perguntas, embora a recomendação seja de formular poucas indagações de natureza técnica para avaliar o candidato. Testar a fluência de idiomas estrangeiros é uma das grandes vantagens apontadas pelos idealizadores do sistema em vídeo.
Outro benefício é a possibilidade de entrevistar candidatos em diferentes localizações geográficas, o que reduz o custo com viagens. A entrevista também pode ser feita de acordo com os horários e disponibilidade do candidato.
Os selecionadores previamente cadastrados para o processo da vaga recebem um aviso quando cada aspirante finaliza a gravação de todas as respostas. A partir daí, eles podem analisar individualmente o desempenho, com as opções de marcar positivo ou negativo e de enviar seus comentários aos demais avaliadores. A startup estima que 30% dos custos do processo seletivo são abatidos com essa filtragem proporcionada pela Présumé.
A plataforma permite cinco entrevistas gratuitamente. Além deste limite, cada gravação tem preço sugerido de R$ 80 por candidato – o valor varia conforme a quantidade contratada. Não há cobrança de assinatura nem taxa de cancelamento do serviço.
(Na foto, da esquerda para a direita: Carlos Nakano e Renato Tavares; créditos Divulgação)
4 comments
Brilhante! Parabéns!
Se cabe um comentário/sugestão de funcionalidade: cada vídeo-resposta poderia ser votado pelos participantes do processo seletivo (recruiter, dono da empresa, gerente da área, diretor, peers ou qualquer outra pessoa convidada para tal) num esquema Reddit. Ao computar os upvotes e downvotes, alguns candidatos ficariam melhor ranqueados do que outros, pelo grupo de seleção. Uma forma de quantificar informação não estruturada. Ai dependendo do tipo de agregação que você fizer (por gerência, por empresa, por nível de vaga) os resultados podem ser bem interessantes para a empresa como um todo. Além disso, o RH poderia medir indiretamente seus canais de recrutamento também através desse esquema de votação.
Gostei ! Parabéns..
Fiz o cadastro e estou fazendo alguns teste e já senti falta de algumas funcionalidades. Acredito que a ferramenta ainda está em evolução, mas já está muito boa.
Nao seria um clone da ViaConvo ?
Muito bom, eu acredito que as entrevista online é uma evolução natural. Faz todo Sentido.
Our apologies, you must be logged in to post a comment.