Histórias de jovens prodígios que empreendem sempre causam admiração. Não é diferente no caso do estudante carioca Natan Gorin, 13 anos, desenvolveu e programou o aplicativo MathYou, cujo propósito é gerar expressões e equações matemáticas. Um detalhe: não é o primeiro aplicativo que o adolescente desenvolve – falamos mais sobre o outro na sequência.

O princípio é simples, mas as possibilidades são inúmeras: o próprio Natan chegou a, pelo menos, dois milhões de exercícios. A ideia é que o app atinja alunos de 7 a 13 anos, em idade escolar equivalente ao Ensino Fundamental.

O app roda em sistema operacional iOS, e foi arquitetado a partir de uma experiência comum àqueles da idade de Natan: o estresse do fim do ano letivo. “O MathYou é uma grande ferramenta para o estudo da matemática. Se você é um iniciante, também tem os exercícios simples, onde você pode fazer uma única adição, subtração, multiplicação ou uma única divisão. O MathYou não trabalha com um banco de dados com todos os exercícios, ele gera na hora com os seus algoritmos”, diz o jovem.

Como mencionei no primeiro parágrafo, o MathYou é o segundo aplicativo criado por Natan – o primeiro foi lançado em março deste ano. O iBoletim serve como gerenciador de notas, a fim de calcular quantos pontos o estudante precisa para passar de ano. À época, Natan tinha apenas 12 anos. Agora, iBoletim já passou dos 50 mil downloads.