A gente já tinha falado sobre as players que digitalizaram a agenda dos salões de beleza. Agora, o pessoal da nordestina Salão Fácil traz um aplicativo para Android e iPhone a fim de agilizar esse tipo de serviço, em um setor que movimenta o impressionante número de R$ 30 bilhões por ano no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).

Eu conversei com o CEO Iougo Huan sobre como ela está estruturada, além de planos e perspectivas. Eles se formaram durante o Startup Weekend em Recife e vão lançar o app no dia 21 de outubro. Veja, abaixo, o que ele nos conta.

Raio-x do aplicativo

“Para o cliente: O Salão Fácil é um aplicativo para agendamento de serviços em salões de beleza e estabelecimentos de estética em geral que são geolocalizados de acordo com o local onde se encontra o usuário ou o bairro que o mesmo solicitar. Além disso, o cliente poderá classificar o salão após o serviço realizado, gerando um feedback.

Para o Salão: a facilidade de se ter uma agenda digital de marcações diárias com antecedência e a vantagem, no final do serviço, de que o salão obtenha gráficos de frequência dos agendamentos com idade, sexo, bairro e serviço mais agendado pelos clientes – que permitirá melhorar os investimentos no negócio, isso tudo com um sistema de gerenciamento online.

Atuação

“O aplicativo tem foco de abrangência nacional e não necessita de sede fixa em cidades, mas, com certeza, ainda estamos estudando toda essa parte de gestão. Atualmente maior parte da equipe está localizada em Recife. Apenas eu estou em Campina Grande, Paraíba, onde surgiu a startup.”

Aporte

“Atualmente, não nos encontramos com nenhum aporte ou investidor (até pelo tempo de criação da startup. No entanto, já recebemos proposta de aceleração de uma acelerado de outro Estado. Estamos estudando a proposta e possibilidades.”

Fundadores

“A startup formada pelas cofundadoras Marilia Matoso (Designer de produtos e serviços com formação em arquitetura e urbanismo na UFPE e design gráfico no IFPE, e mestrado em design na subárea de tecnologia e cultura pela UFPE), Maria Josilene (Desenvolvedora e estudante de Gestão em TI na Faculdade Guararapes) e o CEO e fundador Iougo Huan  (Front End Engineer e estudante de Graduação em Sistemas para Internet na UNISUL). Os três se conheceram na Startup Weekend Recife 2013, evento mundial que impulsiona a criação de uma startup em 54 horas, premiando os três melhores projetos. A startup ainda conta com um grupo de desenvolvimento chamado GIT, que conta com uma equipe de seis pessoas distribuídas em Desenvolvedores Mobile e Web, Gestores de Negócio e Design.”

Operação

“Nossa startup encontra-se em fase de desenvolvimento; temos a previsão de lançamento da primeira versão do aplicativo para o dia 21 de outubro com a primeira versão disponível para Android e logo em seguida para iOS, o lançamento será na 4º Rodada de oportunidades de Salão de beleza, realizado pelo Sebrae, no Chevollet Hall, onde também nossa cofundadora Marília Matoso vai dar uma palestra sobre “Tecnologia Digital para Salão de Beleza”. Nossa equipe atual conta com seis pessoas focadas no projeto e mentoria.”

Ideia

“Bom, nossa startup começou a ser desenvolvida logo após o Startup Weekend Recife no mês de agosto de 2013; foi de extrema importância para estruturação do projeto, escalonamento e organização. De lá pra cá, tem sido muito trabalho e determinação de cada membro da equipe, principalmente quando se fala de uma startup sem investidor, incubadora ou aceleração, já são quase 3 meses de muito trabalho que tem sido recompensado.

A ideia da criação da startup partiu da dificuldade de encontrar salões de beleza perto da área desejada sem que precise de conhecimento prévio do salão, seja por indicação de terceiros ou lista telefônica. O aplicativo aproveita o forte nicho de mercado de beleza no Brasil, que é o terceiro país em comercialização de produtos e serviços cosméticos.

Praticidade

“Partimos do pressuposto de que, nos dias de hoje, ninguém gosta de perder tempo, principalmente esperando em salões ou ligando para agendar um horário. Em plena era digital, onde os dispositivos mobile estão em alta e de fácil acesso, notamos essa necessidade de poder agendar pelo próprio smartphone em qualquer lugar, dando para o usuário mais rapidez, segurança e mobilidade e para o estabelecimento mais fluxo, controle, métricas, menos gastos e muito menos reclamações.” 

Vantagens sobre a concorrência

“Ao contrário dos métodos convencionais de agendamento em estabelecimentos de estética e beleza, que se utilizam de telefone, papel, agendas e mais agendas e várias ligações cliente – salão e salão – cliente, o Salão Fácil proporciona:

Para o Usuário: geolocalização de todos os salões próximos a ele cadastrados no aplicativo, onde muitas vezes se chega em uma cidade ou bairro novo e não se sabe onde tem um salão perto ou se ele realmente é confiável e vale a pena o serviço; poder agendar direto do celular e não precisar ligar para saber se tem algum horário vago; recebimento de notificações com antecedência dos seus agendamentos; visão de qualificações dos salões e poder indicar e qualificar esses salões, futuramente podendo ser recompensado por suas indicações.

Para o Salão: lista de todos os últimos agendamentos realizados; organização e alteração de agendamentos; gerenciamento dos clientes; gráficos estatísticos; entre outras aplicações futuras que serão implementadas.”