Agora não tem mais desculpa para não dar presente para o seu amigo que mora longe ou para o tio que mora no interior. O Giftter, novo player de social gifting cuja plataforma foi colocada à disposição do público brasileiro em agosto, usa um API integrado ao Facebook, que permite você presentear seu círculo social com presentes além da trivialidade: experiências.

E tem de tudo: voo de paraquedismo, jantar em bistrô francês, dia de beleza para mulheres, e por aí vai. Ou seja, a aposta é no ecletismo, mas com o denominador comum do presente de experiências.

Eu entrei e testei a plataforma, cuja interface, além de bonitona, é extremamente amigável. A conexão é feita tão e somente por meio de uma conta do Facebook. A partir daí, a ferramenta lista os seus amigos aniversariantes das próximas semanas (mas, se você quiser dar um presente para alguém que não esteja nessa lista, pode escolher a seção Amigos, no cabeçalho da página).

Uma vez eleito o sortudo, na página seguinte, dá para filtrar as experiências por local (cidade ou Estado, inicialmente disponível em São Paulo), por categoria ou preço já na barra de buscas superior.

O pagamento é feito por cartão de crédito, e seu presente pode ser entregue pelo próprio Facebook, por e-mail ou por um voucher impresso, caso se queira entregar pessoalmente.

Segundo eles informaram, já há 20 empresas parceiras com mais de 80 opções de presentes-experiências divididas em 6 categorias, com preços que variam de R$ 12 a R$ 5.280. A startup tem equipe enxuta, com três pessoas e colaboradores indiretos. Ela foi idealizada pelo mexicano David Galomo, que mora no Brasil há quase quatro anos. Ele me contou que a startup foi fundada em esquema de bootstrapping, mas que já está em contato com investidores.