Ferramentas integradas para o planejamento, a gestão e a execução de eventos em um software: é o que oferece o pessoal da DataEvent, que integra as escolhidas no programa Startup Brasil, com bolsa de R$ 132 mil, e que será acelerada pela Outsource.

Eu bati um papo por e-mail com o diretor-geral da DataEvent, Hugo Rodrigues, que capitaneia a empresa junto com Francinildo Santos, diretor de operações e relacionamento com clientes, Rodrigo Paixão, diretor de tecnologia, e Paulo Feodrippe, diretor de inovação. Veja o que ele me contou.

Produto

“O Dataevent é um sistema para planejamento, gestão e execução de eventos. Além das tradicionais ferramentas de gestão de conteúdo e inscrição por meio da internet, estamos englobando todo o processo de planejamento de atividades e gestão num sistema integrado. Atualmente nosso sistema é acessado por cerca de 1.500 usuários inscritos em eventos como congressos e simpósios acadêmicos ou eventos corporativos em andamento.”

Funcionamento

“Estamos atendendo, no momento, um cliente em dois grandes eventos. Não temos funcionários: o que não fazemos nós mesmos é feito por meio de contratos; as bolsas solicitadas nos darão novo impulso, ao reduzir o desembolso próprio da empresa.”

Ideia

“Trabalhamos desde o início de 2012 no segmento, mas foi apenas em 2013 que o produto começou a tomar forma. Percebemos a oportunidade de alinhar a visão de gestão de projetos com a gestão de eventos ao acompanhar o planejamento, execução, controle e encerramento de alguns grandes congressos e simpósios.”

Praticidade do produto

“O barateamento vem da organização e automatização de processos trazidas pelas ferramentas. Também tornamos mais prática a gestão e controle do andamento do planejamento do evento ao ‘mapearmos’ as tarefas e os marcos que determinam as n fases envolvidas na preparação de um congresso, feira, simpósio, e outros eventos da mesma natureza.”

Vantagens

“Nosso sistema é flexível, baseado num processo eficiente e temos um suporte e atendimento ao cliente altamente disponível e organizado. Além disso, nossas propostas de novas funcionalidades a serem implementadas no decorrer do programa agregarão valor ao melhorar o processo do próprio cliente. No nosso caso vale a pena mencionar a experiência que estamos adquirindo ao nos aliarmos à aceleradora: eles possuem mais de uma década de experiência na nossa área de atuação e, em conjunto com nosso principal cliente e nossos stakeholders, vão trazer uma bagagem muito rica para o negócio.”

Sede

“Atualmente, trabalhamos em Pernambuco e nossa sede fica em Recife. A parceria estratégica com a Outsource Brazil nos dará um posto avançado no Rio de Janeiro e, em breve, estaremos atuando simultaneamente entre as regiões Nordeste e Sudeste, onde ficam as principais empresas e onde se realizam os principais de eventos no Brasil.”