Soubemos em primeira mão pela própria vencedora: a startup Meu Peludo foi coroada  com um prêmio no Salão da Inovação da Rio Info 2013, congresso de tecnologia que termina hoje no Rio de Janeiro. Veja mais informações sobre o Rio Info 2013 nesta reportagem.

Em poucas palavras, o pessoal da Meu Peludo criou um sistema de tag com geolocalização para acoplar à coleira do seu bicho, de tal maneira que, caso ele seja perdido, há como rastreá-lo. Custa R$ 9,90 e tem frete grátis para todo o Brasil.

“Fomos escolhidos como a melhor startup brasileira de 2013 e, como prêmio, iremos para Londres em 2014 a convite do Governo Britânico por meio do programa UK TI”, me informou Sérgio Oliveira, cofundador da Meu Peludo, por e-mail na madrugada de hoje.

A gente bateu um papo com eles – puxe a cadeira e sente conosco, e saiba tudo o que essa startup com nome diferentão faz.

Conte sobre o produto de vocês.

Oferecemos uma solução de identificação para animais domésticos através de uma TAG que utiliza QR-CODE com alerta de geolocalização. Ao ser lido, o código envia uma notificação para o proprietário do animal, com a localização aproximada de onde foi feita a leitura do QR-CODE.

Fale um pouco sobre o tempo em que vocês vêm trabalhando nessa ideia e o porquê do foco.

A ideia vem sendo trabalhada há mais ou menos um ano, quando percebemos que existia um grande número de pessoas todos os dias procurando por seus animais perdidos nas redes sociais. Além disso, víamos também animais que eram encontrados nas ruas, mas que não possuíam nenhuma identificação que possibilitasse o retorno ao seu dono.

De que maneira o produto torna a vida das pessoas mais fácil?

A nossa startup desenvolveu uma TAG de identificação para animais que utiliza QR-CODE com aviso de geolocalização.
Ao ser lido, o QR CODE exibe informações sobre o animal e os dados de contato do dono. Além disso, o dono do animal é avisado por e-mail que seu pet foi encontrado com a localização GPS aproximada.

Qual o público-alvo? 

Nosso público alvo são todos os proprietários de gatos e cachorros em território brasileiro.

Quem são os fundadores da startup?

Os cofundadores são Sérgio Oliveira e Philipe Coutinho. Sérgio é adminsitrador de formação, e atualmente é o CEO. Já Philipe é publicitário, e atualmente é o CMO do projeto.

A startup está em funcionamento?

A startup está em funcionamento, na fase de pré-venda do produto. A previsão é que o lançamento oficial ocorra até o final de outubro. Atualmente existem quatro pessoas dedicadas integralmente ao projeto.

Os serviços são fornecidos em qual cidade? A empresa é sediada onde?

Atenderemos todo o território brasileiro, mas a empresa é sediada no Jerimum Valley, em Natal-RN.