Já imaginou ter o catálogo do seu restaurante disponível diretamente no celular ou tablet e poder fazer o seu pedido a apenas um toque? É o que promete o novo sistema OnCod, que proporciona catálogos de qualquer tipo de comércio em sistema próprio, cuja identificação e acesso se dá por um código QR.

Por exemplo: se você tem um panfleto de uma pizzaria com código QR, basta posicionar o celular com um aplicativo leitor (QR Droid para Android ou QR Reader para iOS, por exemplo).

O código vai direcionar para o catálogo da companhia em site, pelo qual você vê preços e pode até fazer um pedido diretamente. Segundo o cocriador do serviço, Felipe Rodrigues Oliveira, é um sistema que, até então, não existe no Brasil – ele vem trabalhando há cerca de quatro meses na ideia.

Ele mesmo explica: “A diferença entre meu software e qualquer app que tenha leitor de QRCode é que meu software é para catálogos; não é um e-commerce, pois não é bem um site de compras, mas faz funções de um e-commerce como compra e exposição de produtos, a diferença é que é um catálogo feito para pessoas acessarem pelo celular, pelo QRCode… Embora QRCode possa ser usado para acessar sites responsivos”.

Segundo o idealizador do projeto, o usuário que quiser montar o catálogo tem uma interface gerenciadora que permite a configuração em 15 minutos, aproximadamente. Também há um sistema de pedidos pelo qual é possível fazer o atendimento. É possível fazer os pedidos na mesa do estabelecimento – colocando um impresso com o código QR na mesa, por exemplo – e também em casa. O catálogo também possibilita múltiplos idiomas e promete ser barato para os negócios: apenas R$ 30 ao mês.

O OnCod foi posto no ar na segunda-feira passada (12 de agosto) e já tinha cinco catálogos registrados. Agora, Oliveira e a cofundadora da empresa, Wanessa Ribas, estão se lançando ao mercado de Curitiba, cidade na qual recente startup é sediada, para expandir a amplitude do serviço. “Estamos conversando com vários lojistas e associações para oferecer o produto”, conta ele.

Abaixo, a gente coloca um código QR para que você veja um modelo de teste, sem uso comercial, do catálogo. É só abrir um leitor QR (se você ainda não o tiver, veja os links que a gente indicou acima), posicionar o celular para leitura e você terá acesso.

QR code de