Lançada no último dia 1º, a Showup é uma startup mineira focada na gestão de carreiras e oportunidades. O produto permite que os profissionais se apresentem ao mercado e as empresas divulguem oportunidades. Segundo seus criadores, a companhia busca se diferenciar com o uso de vídeos, ao invés dos currículos tradicionais, para engajar e gerar comentários em mídias sociais.

O projeto foi criado por Luiz Brescia e Vinícius Debian e funciona com a ajuda de Thiago Silva, responsável pelo software. No total, os empreendedores dizem já ter  investido R$ 270 mil no produto.

“A demanda foi identificada inicialmente na dificuldade em se contratar bons profissionais recém formados e a dificuldade em se analisar os currículos tradicionais disponíveis”, explicam os fundadores, em um e-mail conjunto. “Existem varias características e habilidades que não são evidenciadas nos currículos tradicionais, mas que são fundamentais para empresas que buscam profissionais diferenciados. Existia a necessidade de proporcionar a estes profissionais que criem, ao invés de um currículo profissional, a melhor expressão de seu talento e capacidade, permitindo a eles que criassem a sua marca e suas características pessoais.”

No ar desde o começo de agosto, o produto já está sendo negociado com clientes desde dezembro de 2012.