Startups da área de ciêncas da vida, como biotecnologia, TI com foco em saúde, fármacos, médica, saúde humana e animal, agronegócios, insumos e meio ambiente vão ter a oportunidade de incubar suas empresas na Habitat, que está em operação há 16 anos e é gerida pela Biominas Brasil.

Mas atenção: podem participar do processo seletivo todas as startups do país. Durante o período de incubação, contudo, elas terão que residir em Belo Horizonte – e esse intervalo de tempo pode durar anos, segundo me contou o analista de projetos Rafael Silva. “Porque o grande diferencial”, ele me explica, “é a infraestrutura que a Habitat disponibiliza aqui em Belo Horizonte”.

Pudera: hoje a incubadora está localizada em uma área total de 9.000 m² em um parque tecnológico completo, arquitetura especializada e serviços de incubação para apoiar e tornar operantes empresas nascentes neste setor. “Atualmente, abrigamos 14 empresas e, juntas, todas as empresas que já passaram pela incubadora somam R$ 774 milhões em faturamento” diz ele.

Em comunicado, a Habitat informa que o projeto deve corresponder a uma das seguintes categorias: nova empresa instituída ou em constituição por pessoa física ou por pessoa jurídica; empresa transferida, da região, de outras cidades do país ou do exterior; e unidade organizacional de desenvolvimento tecnológico de empresa que pretenda desenvolver produto e/ou processo de base biotecnológica.

A contrapartida, segundo a Habitar, é a oportunidade de se desenvolver em um ambiente arquitetônico especialmente projetado para empreendimentos altamente sensíveis às regulamentações sanitárias, com acesso a salas de uso privativo, laboratórios, almoxarifados, câmaras frias, central de esterilização, salas de reunião e área de convivência, todos de uso compartilhado, além de apoio administrativo e suporte ao desenvolvimento e o licenciamento das empresas.

O prazo para as inscrições é de 12 de agosto a 27 de setembro de 2013. O edital para participação pode ser baixado logo aqui: http://incubadorahabitat.org.br/downloads.