Aqueles simpáticos espaços de escritórios compartilhados também mantêm a sua data no calendário. Estamos falando do Coworking Day, cuja celebração acontece no dia 9 de agosto em todo o mundo.

Em 2012, centenas de espaços espalhados pelo mundo participaram, sendo 20 brasileiros. A expectativa é que a participação nacional cresça, levando em conta os quase cem espaços de trabalho compartilhado atuantes em nosso país.

Segundo a organizadora brasileira do evento, a história do Coworking começou em 9 de agosto de 2005, quando o americano Brad Neuberg  alugou  um espaço e sublocou a outros interessados. Estava criado o termo e conceito Coworking.

Desde então, evoluiu para um movimento descentralizado em torno de um conjunto de valores compartilhados: comunidade, colaboração, acessibilidade e sustentabilidade. “O coworking representa algo muito mais do que simplesmente o de pessoas que trabalham no mesmo lugar. Ele representa, fundamentalmente, uma nova maneira de pensar sobre como podemos trabalhar e compartilhar com o outro”, diz o comunicado dos organizadores do Coworking Day.

Cada espaço contará com alguma atividade relacionada ao tema, como dia grátis para uso do espaço ou mesmo com palestras gratuitas. Para saber qual Coworking está participando acesse o site http://coworkingday.org.