A dificuldade de crianças no aprendizado e na memorização do alfabeto fez com que o pessoal da Bitllab, startup recém-nascida de Fortaleza, criasse um aplicativo por realidade aumentada para tablets que ajudasse na tarefa de concentrar e educar os pequenos.

“Muitas crianças têm dificuldade para aprender as letras e a ordem alfabética, mas não têm para memorizar os personagens de Shrek, por exemplo”, explica Marcelo Bittar, gerente de desenvolvimento mobile da Bitllab sobre o Alfabeto 3D. Baseados nessa percepção, eles começaram a desenvolver uma maneira divertida para se aprender os primeiros passos da formação de vocabulário.

“Criamos um mundo 3D todo animado por sabermos que, mostrar as letras como desenhos animados tridimensionais iguais aos filmes que toda criança adora ver, possibilita uma interação atrativa e motivadora com o ambiente”, afirma ele.

O app é criado a partir de imagens que devem ser impressas em folhas de papel. São marcadores para a realidade aumentada e, uma vez baixado o aplicativo, escolhe-se uma letra da folha impressa, aponta-se a câmera e voilà: a mágica literalmente começa. O aplicativo ainda não foi oficialmente lançado – mas reparem na reação das crianças no vídeo abaixo.