O GuiaBolso acaba de anunciar que recebeu a sua primeira** rodada de investimentos, que teve a liderança do fundo e.Bricks Early Stage*, do Grupo RBS. Também tiveram participação na rodada o fundo norte-americano Valor Capital e seis investidores-anjos –o valor total aportado não foi divulgado.

O GuiaBolso foi lançado para ajudar o brasileiro a administrar suas finanças, reduzir os níveis de inadimplência no país e difundir as melhores práticas financeiras. O produto foi idealizado pelo norte-americano Benjamin Gleason e o brasileiro Thiago Lobato Alvarez, dois ex-consultores da McKinsey & Company.

“Enxergamos no GuiaBolso empreendedores com um forte histórico de mercado e altamente capacitados para trazer inovação ao mercado de finanças pessoais. Além disso, acreditamos que a empresa, através de sua ferramenta para melhorar a gestão do orçamento familiar, pode gerar valor real na cadeia de serviços financeiros”, conta Pedro Sirotsky Melzer, diretor do Fundo e.Bricks Early Stage, segundo comunicado divulgado.

“Já contamos com uma forte equipe formada por desenvolvedores e economistas, que fazem do GuiaBolso uma ferramenta fácil e completa para o usuário. Porém, esse investimento tornará possível ir além, com a criação de novas funcionalidades”, diz Benjamin.

Na prática, o GuiaBolso funciona da seguinte maneira: ao entrar, o usuário informa sua renda e as principais despesas, incluindo dívidas e compras parceladas. “O sistema então traz um panorama da situação geral do usuário, definindo-o de acordo com quatro perfis financeiros: em apuros, no limite, poupador e investidor”, diz a empresa.

Feita a classificação inicial, são geradas recomendações específicas às necessidades de cada usuário e oportunidades onde é possível cortar gastos. “Tudo isso de uma forma visual, com gráficos e imagens, mostrando claramente para onde o dinheiro do usuário está indo e como melhor geri-lo”, afirma Thiago. Segundo os executivos, o uso do produto pode trazer uma economia de até 10% nos gastos mensais, de acordo com números obtidos a partir dos usuários da fase beta do projeto.

Leia mais:

Foto: Benjamin Thompson

*O e.Bricks faz parte da nova estratégia do Startupi; leia mais aqui

**Inicialmente, o texto dizia que á a segunda rodada de investimentos da GuiaBolso, porque essa foi a informação passada inicialmente. A startup pediu a correção da informação depois.