A Cupons VIP é um site de compras coletivas no nordeste brasileiro, só que não. Explico: Eles pegaram algumas características centrais do setor e reinventaram o que precisava ser mudado, tudo com base na opinião dos fundadores Sidharta Costa Pinto e Caique Dourado. “Vimos que havia condições de ter uma plataforma de vendas antecipadas, usando compras coletivas, mas decidimos nos desassociar disso. Tiramos o relógio que dava um prazo para a compra e a questão de que ‘xis’ pessoas tinham que comprar essas ofertas”, explica Sidharta, CEO do empreendimento e com quem conversei por telefone. “Também quisemos mostrar que dava para colocar ofertas direto, sem interrupção. Temos uma pizzaria que divulga com a gente há dois anos.”

Longe da sombra das compras coletivas, o Cupons VIP se posiciona como um “shopping de ofertas” nos setores de entretenimento, gastronomia, estética, turismo, produtos e serviços. “Oferecemos aos nossos parceiros a possibilidade de vender seus produtos na internet e ter uma presença na web. Às vezes, a empresa não tem condições de estar na internet e a gente passa a ter uma porcentagem desse faturamento”, explica Sidharta.

Segundo ele, a startup demorou para entrar no setor (o site foi ao ar em julho de 2011), mas houve uma preocupação maior em criar parcerias e desenvolver a plataforma. “Queríamos trazer clientes para os dias que eram piores em arrecadação para nossos parceiros”, explica o CEO. Atualmente, a empresa atua em Salvador, Fortaleza e Recife, mas traz ofertas nacionais de turismo. Em Salvador, eles também criaram uma revista off-line de cupons.

A startup atua nessas três cidades com um time enxuto de 11 funcionários. Sidharta conta que a Cupons VIP fica um pouco incubada dentro da Deart, uma agência de publicidade que ele ajudou a criar. O projeto é tocado em receita própria, já que eles arrecadam uma porcentagem da compra que é efetuada, e não houve investimento externo. Apesar disso, o CEO destaca que foi formada uma rede de mentores que ajuda na tomada de decisões e já sugere uma vinda a São Paulo.

Uma das movimentações recentes da Cupons VIP foi a contratação de Ariane Feodrippe, uma executiva vinda do Clickon. Ariane será a diretora comercial da empresa e focará suas ações na expansão comercial do projeto.