Um time de estudantes da USP foi o grande vencedor do Fly Your Ideas 2013, um concurso da Airbus que promove a criação de conceitos mais sustentáveis para a indústria da aviação. Eles levaram quase R$ 90 mil (30 mil euros) ao criar um sistema de carregamento e descarregamento de barragens que reduz o trabalho de quem tem que lidar com as malas no aeroporto. Para inovar, eles usaram almofadas de ar.

Marcos Philipson, Leonardo Akamatsu, Adriano Furtado e Caio Reis são os estudantes premiados –Henrique Corazza, do Reino Unido, também participou do projeto. Ao vencer a competição, os brasileiros fizeram um projeto melhor do que o de 600 outros times de todo o mundo, segundo a avaliação de profissionais da Airbus.

“Eles tiveram uma visão ampliada de como melhorar a indústria da aviação como um todo, sem limitar suas ideias ao avião, mas também considerando as operações que acontecem no chão. Os estudantes estimam que os passageiros possam recolher suas bagagens até 30% mais rápido com o sistema”, disse Charles Champion, executivo da Airbus, segundo comunicado divulgado.

Leia a íntegra do comunicado divulgado pela Airbus sobre a vitória dos brasileiros