A gente sabe que o futuro é móvel, mas ainda estamos experimentando as melhores maneiras de lidar com os celulares, smartphones e tablets. Um desses experimentos foi feito pela startup Kanamobi, criada em 2009 em São Paulo, em um projeto em parceria com as Lojas Pernambucanas.

Foi um experimento de mobile marketing, uma das áreas de atuação da empresa. O que a Pernambucanas fez foi oferecer descontos aos clientes por meio de mensagens de celular, de olho em quem estava localizado perto de uma das 296 lojas. “Ao todo foram mais de 80 mil cupons entregues, com uma taxa de conversão de 13,58% – aproximadamente 10,8 mil usuários”, diz comunicado divulgado pela startup.

A Pernambucanas informa que teve um aumento de 200% em suas vendas, durante o projeto-piloto. Mas, para poder analisar os dados de maneira correta, é importante deixar claro que a ação aconteceu durante a Black Friday, quando o consumidor já está mais disposto a fazer compras com descontos.

“Esse formato de ação apresenta um resultado bastante positivo. A explicação está na possibilidade de ações por geolocalização e, consequentemente, na possibilidade de entregar uma oferta para o consumidor que está próximo da loja”, diz Cristiano Kanashiro CEO e fundador da Kanamobi, ainda de acordo com o comunicado. A startup é mais uma daquelas empresas que virou seu foco para a tecnologia, depois de um tempo trabalhando com consultoria.

Foto: Raul Lieberwirth