Você teria mais medo ou empolgação de viver em um mundo em que cada objeto pode ser digitalmente rastreado? Rob van Kranenburg, autoridade quando o assunto é Internet das Coisas, acredita que estamos neste caminho e não há volta. Rob fez uma visita à aceleradora Wayra nesta semana e falou sobre seu campo de estudo, com destaque para os riscos que corremos e as oportunidades que podem ser usadas para criar novos negócios.

Antes de colocar os vídeos, vou explicar a dinâmica do evento. Inicialmente, Rob se apresentou e falou um pouco sobre a Internet das Coisas:

Depois disso, ele pediu que cada um dos presentes falasse um pouco sobre seu negócio, incluindo algumas palavras-chave e o que “faltava” em cada indústria –optei por não gravar a apresentação de cada um por uma questão de privacidade dos participantes do evento. Cada pessoa presente falou sobre a indústria da qual faz parte e Rob fez uma espécie de apanhado geral sobre as oportunidades disponíveis na área de internet das coisas. Quando ele faz referência ao papel com palavras escritas do lado direito dele, ele está falando das palavras-chave com as quais os participantes descreveram suas indústrias.

Vejam a apresentação final de Rob: