Capacitar novos empreendedores com workshops e conteúdo on-line para criação de negócios inovadores e com alto potencial de crescimento é o objetivo do Programa InovAtiva Brasil (anunciado durante o Global Entrepreneurship Congress – veja matéria). Desenvolvido por meio de uma parceria firmada entre o Ministério do Desenvolvimento Comércio e Indústria e a Endeavor, com apoio metodológico da consultoria McKinsey & Company, o evento de apresentação do programa para os empreendedores e os interessados em empreender acontecerá no próximo dia 22 de maio, às 19h, no Auditório Auditório Steffi e Max Perlman no Insper. O evento é gratuito.

Na ocasião, os participantes também poderão ouvir os depoimentos do empreendedor da Netshoes, Márcio Kumruian, que contará um pouco sobre a trajetória da empresa e os principais desafios enfrentados ao longo do caminho.

Atualmente, o Brasil está entre os maiores pólos de empreendedorismo do mundo. De acordo com pesquisa realizada pela Endeavor, três entre quatro brasileiros gostariam de empreender seu próprio negócio. Essa constatação justifica a procura intensa por informações sobre o tema e a diversidade de cursos, publicações e fontes de informação relacionados ao tema.

Diante desse cenário, o InovAtiva Brasil nasce como uma frente direcionada a empreendedores potenciais  e iniciantes, que tenham como foco de negócios a geração de oportunidades de alto impacto para suas soluções. A capacitação de empresas com perfil inovador é um dos principais aspectos do programa para potencializar seu crescimento no mercado. Empresas que identificam uma oportunidade de mercado e que constituem um modelo de negócio baseado em inovação preenchem requisitos essenciais para se tornarem empresas de alto crescimento.

“Hoje, as empresas de alto crescimento no Brasil representam cerca de 1,5% do volume total de companhias. Porém, essas mesmas empresas são responsáveis pela geração de mais de 50% dos novos postos de trabalho”, explica Renata Chilvarquer, Gerente de Educação da Endeavor.

Para identificar projetos com esse perfil, o InovAtiva Brasil vai abrir um processo de seleção, que vai ocorrer entre 15 de maio a 5 de julho. Os autores dos projetos inscritos poderão participar de cursos on-line práticos, desenvolvidos por especialistas da rede Endeavor, que exploram métodos para se criar um modelo de negócio inovador, com potencial elevado de crescimento, e como apresentar esse projeto a parceiros e investidores em potencial. Uma das frentes do programa é exatamente promover o relacionamento entre empreendedores, que podem se tornar parceiros de negócios ou até mesmo sócios.

Poderão participar do InovAtiva Brasil empreendedores iniciantes, com negócios em fase pré-operacional até pequenas empresas com faturamento anual máximo de R$ 3,6 milhões.

Agenda

  • Evento: Divulgação do programa InovAtiva Brasil
  • Local: Auditório Auditório Steffi e Max Perlman no Insper
  • Endereço: R. Quatá, 300, Vila Olímpia, São Paulo/SP
  • Data: 22 de maio, a partir das 19h
  • Investimento: Gratuito
  • Inscrições e mais informações: http://www.endeavor.org.br/eventos