A Abril Mídia, do Grupo Abril, anunciou agora pouco a aquisição de “participação societária controladora” da empresa carioca Xeriph, que atua como distribuidora de livros digitais. Também foi comprada a Gato Sabido, livraria virtual especializada em e-books. O valor da transação não foi divulgado.

“A Xeriph tem um papel muito importante em levar a produção nacional para um grande número de livrarias virtuais, desde redes regionais até players estrangeiros. Com a Xeriph, poderemos aproveitar sinergias com o portfólio de periódicos do iba e contribuir para o crescimento da leitura no país”, diz Manoel Lemos, diretor geral digital da Abril Mídia, segundo comunicado divulgado.

Carlos Eduardo Ernanny, fundador da Xeriph, segue à frente da empresa, que continua com suas operações sediadas no Rio de Janeiro. A startup foi criada em março de 2010 e conta com um portfólio de 240 editoras e 30 canais de venda. “Com o apoio financeiro e estratégico da Abril, poderemos aprimorar o serviço prestado aos nossos clientes e parceiros e acelerar ainda mais o desenvolvimento de novos projetos com bibliotecas, operadoras de telefonia e instituições de ensino”, disse o fundador da startup carioca.

O Grupo Abril afirma que a aquisição faz parte de um “fortalecimento da Abril no mercado brasileiro de distribuição de conteúdo digital para tablets, smartphones e computadores pessoais, estratégia da qual o iba também faz parte.” O iba é uma iniciativa que agrega e-books, revistas e jornais digitais.

Importante lembrar que a Abril Participações anunciou ainda nesta semana um investimento na startup mineira Rock Content. Saiba mais aqui