Pensando no mercado internacional? Algumas chamadas de cooperação entre o Brasil e outros países podem ajudar a levar a sua ideia para o mundo. Nesta semana, encontrei por aqui duas oportunidades para empresários e pesquisadores brasileiros que estão de olho no global: uma em Israel e uma na Índia. Saiba como participar das chamadas abertas:

Israel

Foi lançado em março o edital de 2013 da Cooperação Tecnológica Brasil-Israel, que selecionará empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, Saúde, Defesa e Energia Renovável. Atenção para as informações do governo:

“O Segundo Edital, publicado em março de 2013, convida empresas brasileiras e israelenses dos setores de Tecnologia da Informação e Comunicação, Saúde, Defesa e Energia Renovável a elaborarem proposta de cooperação em P&D que resulte no desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços de aplicação industrial direcionados à comercialização no mercado doméstico e/ou global. O projeto deverá demonstrar equilíbrio adequado na participação dos parceiros industriais dos dois países, com complementaridade entre as empresas e contribuições de ambos os lados para a pesquisa.

As empresas interessadas em participar contarão com assistência permanente no processo de busca de parceiros, o mecanismo conhecido como matchmaking. O Comitê Gestor, coordenado pelo MDIC e pelo MATIMOP, prestarão o auxílio necessário às organizações. Uma agenda de encontros, missões e conferências setoriais será promovida visando estimular empresários brasileiros e israelenses a encontrarem seus potenciais parceiros.

A iniciativa prevê o financiamento de projetos conjuntos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico entre empresas brasileiras e israelenses, utilizando-se de recursos do Escritório do Cientista-Chefe (OCS), pelo lado israelense, e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), pelo Brasil.”

Os interessados podem se inscrever até 24 de junho. Mais informações aqui

Índia

O CNPQ divulgou nesta semana duas chamadas públicas para o apoio científico e tecnológico de Brasil e Índia. A iniciativa tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação brasileiro e seu equivalente na Índia. A ideia é que os brasileiros apresentem projetos em conjunto com os indianos e sejam concedidas bolsas de pesquisa.

Das duas chamadas, a que mais nos interessa é a Nº13/2012 – Cooperação MCTI-CNPq/DST (Índia), que tem inscrições até 19 de julho e recursos destinados de R$ 6,7 milhões. A chamada é voltada para projetos com temas que envolvem, entre outros temas, tecnologia da informação e computação e engenharia –a outra é mais focada em biotecnologia e agricultura.

Veja a íntegra da notícia do CNPQ sobre o assunto

Foto: Jules1405/Flickr (Acesse o original)