Se você é como eu, apenas uma pessoa comum que não faz pesquisa científica de alta tecnologia com frequência, os estudos da área de genética devem parecem fascinantes… mas bem distantes da realidade. A Beagle Bioinformática, empresa paraibana acelerada no Start-Up Chile, quer mudar essa questão.

A Beagle anunciou o lançamento do Dodo Genetics Crowdfunding, um site de crowdfunding que permitirá que qualquer cidadão financie projetos de pesquisa na área de genética. O projeto também permitirá que qualquer pesquisador inscreva seu projeto e tente fazer a captação do financiamento coletivo –o site ainda não está no ar, mas eles pedem que os interessados enviem mensagens para info@dodofunding.com.

Segundo Vinícius Maracaja-Coutinho, fundador da empresa, outros projetos de crowdfunding ligados a pesquisas científicas em geral já mostraram que a curiosidade das pessoas comuns fazem com que elas doem dinheiro para estudos do tipo. “É possível criar novas formas eficientes de financiamento que não apenas ligados ao governo e a poucas grandes empresas”, acrescentou Vinícius.

O pessoal da Dodo lembra que a pesquisa em genética está no cerne de grandes questões da saúde humana e do meio ambiente, incluindo a criação de novos medicamentos para doenças como a diabetes e o câncer. Você colocaria seu dinheiro para ajudar um pesquisador que quer trabalhar nisso? Eu colocaria.

Foto: net_efekt/Flickr (acesse o original)