No final da manhã, representantes das nove aceleradoras oficiais – 21212, Aceleratech, Papaya, Acelera MG (iniciativa da Fumsoft), Acelera Brasil (inciativa da Microsoft), Wayra, Pipa, Outsource Brazil e StartYouUp – do programa Start-Up Brasil estiveram em um dos palcos do Congresso Global de Empreendedorismo (#GEC2013) no Rio de Janeiro para defender: por que as startups candidatas ao apoio do governo devem escolher serem acelerados por uma ou outra aceleradora? Assista ao vídeo e escolha a sua favorita!
Em tempo: o edital para seleção das startups teria sido lançado hoje, mas não foi. O secretário Virgilio Almeida apenas adiantou alguns dos critérios que serão utilizados para selecionar os candidatos. O edital e as inscrições serão disponibilizados no dia 31 de março e – surpresa – e haverá outra chamada oficial depois de seis meses.
2 comments
Este programa é excelente para o atual ambiente de empreendedorismo do Brasil, ajudando a formar aceleradoras e cases de sucessos em startups também. Sem entrar muito em detalhes do programa, dois pontos me chamaram a atenção nos pitches:
Qualidade dos pitches das aceleradoras: achei este ponto bem fraco. Como former VC, pensando apenas no pitch de cada aceleradora, eu avançaria para uma segunda conversa com apenas 4 das 9. Isso é preocupante, pois uma das funções das aceleradoras é ajudar a aperfeiçoar o lado vendedor dos empreendedores. Se eles não conseguem usar uma boa lógica de venda para elas mesmas, certamente, possuem uma capacidade limitada de ajudar os outros neste quesito.
Disposição geográfica das aceleradoras: Um dos pontos chaves do sucesso de aceleradoras é estarem localizadas em um centro de intensa atividade de angels, fundos de seed e early stage, pela necessidade de proximidade geográfica das empresas que investirão. Nesse sentido, São Paulo é o maior destaque no Brasil, portanto escolher 2 aceleradoras em SP e 5 no RJ é um tanto arriscado para o sucesso das aceleradoras e, consequentemente, do Programa. Começar a desenvolver um polo de inovação de baixo para cima da cadeia de VC é a forma mais difícil e arriscada. Espero que tenham sucesso neste modelo.
É um pena eu ter de me manifestar aqui publicamente, para dizer que estamos muito mal servidos em Minas Gerais.
A reunião dos esforços em tão poucos segmentos de mercado, vai deixar de enxergar várias outras oportunidade reais de negócio, quando Belo Horizonte é uma das cidades onde o perfil técnico e cultural se mostra de altíssima qualidade, principalmente quando se trata de marketing digital.
Vou citar bem resumidamente apenas a Sambatech e, em relação ao perfil cultural, o fato de o próprio Google ter escolhido nossa cidade como sede da sua base de engenharia no país.
Minas tem muito mais a oferecer que bares, pão de queijo ou negócios focados no setor primário, minas e energia. Talvez, seja esse motivo pelo qual vejo vários colegas e empreendimentos de base tecnológica buscando atenção e/ou migrando para outros pólos.
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