A Agile Alliance, uma das organizações mais importantes da indústria de software global, promove o Agile Alliance Open Space Florianópolis 2013, nesta quinta-feira (24/01), no Centro de Eventos do Sistema FIESC. O evento reúne autores, desenvolvedores, empresários, investidores, estudantes e interessados em discutir como métodos ágeis podem tornar a indústria de software mais humana, produtiva e sustentável.

Durante um dia de fórum serão discutidas as principais tendências e as melhores práticas para o desenvolvimento ágil de software. Participam do evento nomes mundiais de peso como Diana Larsen, co-autora do best seller Agile Retrospectives e uma das principais especialistas em facilitação do mundo; Shane Hastie, neozelandês reconhecido como líder global no tema Análise de Negócios. 

A metodologia

Conversei com Samuel Crescêncio, único latino-americano a integrar o conselho da entidade, sobre o que este tema tem a ver com startups. “A metodologia ágil parte do pressuposto de que desenvolvimento vai desde a concepcão da visão do produto até a viabilidade – entendendo negócio no sentido amplo, não apenas financeiro. O conceito presente é valor de negócio”, posiciona. “Utilizamos a Pirâmide Lean, que se origina na Metologia Lean, da Toyota, junto com o desenvolvimento ágil e a análise de negócio. Serve não apenas para software, mas também para hardware e produtos de todos os tipos, e também para a gestão da empresa em todas as suas camadas”, explica. “Da mesma forma que existe um corpo de conhecimentos para gestão de projeto, o PMBOK, existe também o corpo de conhecimentos para análise de negócio, o BABOK, e recentemente este corpo ganhou um aditivo, uma extensão para adoção em projetos de cunho ágil”, acrescentou.

Entenda melhor na apresentação e no artigo abaixo, cedidos pelo expert.

O evento

O formato de fórum, ou Open Space, foi escolhido para promover o debate e a troca de ideias inovadoras baseadas em implementações no mundo real para executivos, gerentes, desenvolvedores de software, pesquisadores de laboratórios e do mundo acadêmico. Os participantes poderão também tirar suas dúvidas sobre como os métodos da Agile podem aumentar a produtividade e a rentabilidade, e ao mesmo tempo fornecer produtos e serviços com maior valor e qualidade aos clientes.

A Agile Alliance traz para as discussões todo o seu Conselho de Administração, que é composto por autores famosos e também por líderes e executivos de grandes empresas como como GAP, Walt Disney, Microsoft e Thoughtworks. O evento tem o apoio da ACATE e SC Parcerias. Os interessados em participar do Open Space devem se inscrever pelo site brasil2013.agilealliance.org.

Sobre a Agile Alliance

Criada em 2001, a Agile Alliance é uma organização sem fins lucrativos que se dedica a promover os conceitos de desenvolvimento ágil de software, conforme delineado em agilemanifesto.org. Com quase 6.000 membros distribuídos por todo o mundo, a Agile Alliance orienta-se pelos princípios das metodologias ágeis e o valor fornecido a desenvolvedores, empresas e usuários. A organização busca desde 2010 uma maior internacionalização de suas ações e tem como único latino-americano membro do seu conselho de administração o CEO da OnCast, Samuel Crescêncio.